Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como é a segunda fase da Fuvest?

por Camilla Freitas em 04/01/22

A segunda fase da Fuvest 2022 acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro em mais de 30 cidades paulistas. Os candidatos irão concorrer a 8 mil e 211 vagas para diversos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).

A seguir você fica por dentro de como é a prova e confere algumas dicas para fazer uma boa prova.

Veja também:
Fuvest 2022: confira o local de prova da segunda fase
Encontre bolsas de estudo para graduação

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
como é a segunda fase da fuvest
Fachada do prédio da Reitoria USP

A segunda fase do vestibular da Fuvest acontece em dois dias. No primeiro, são aplicadas as provas de Português, composta por 10 questões, e de Redação. Cada prova vale 50 pontos.

Já no segundo dia do exame, os candidatos enfrentam 12 questões dissertativas de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido. De acordo com a Fuvest, essa prova tem o valor de 100 pontos.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas do primeiro e segundo dia terão 4 horas de duração, e os candidatos não terão tempo extra para transcrever as respostas.

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música também precisam fazer a prova de habilidades específicas como parte da segunda fase do vestibular.

As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre os dias 19 a 22 de janeiro. No Manual do Candidato, o participante encontra todas as informações do curso desejado.

Leia mais:
+Fuvest USP 2022: veja qual é a relação de candidatos por vaga de todos os cursos
Fuvest divulga Manual do Candidato do vestibular USP 2022

Dicas para mandar bem na segunda fase da Fuvest

Cada vestibular tem suas particularidades, por isso é sempre bom conhecer o estilo da prova, fazer simulados e se dedicar à preparação. Além disso, é muito importante controlar o emocional, já que é natural que a ansiedade apareça antes da realização da prova.

Para te ajudar, o orientador de estudos e professor de História do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Alfredo Neto, deu algumas dicas para fazer uma boa prova e controlar o emocional no dia vestibular. Confira:

Tempo de prova


"Muitos alunos fazem rascunho, escrevem a resposta a lápis e somente em um terceiro momento passam à caneta. Este é um grande erro. Idealmente, depois do rascunho, o aluno já deve escrever sua resposta utilizando caneta, pois do contrário poderá faltar tempo para resolução de todas as questões

É muito importante dar atenção especial para a Redação, pois não pode ser zerada e ainda representa 40% da prova".

Estilo da prova


"Há questões gerais e específicas de acordo com a área escolhida pelo aluno. São questões bem clássicas e tradicionais, que mesmo exigentes, não trazem grandes surpresas para os alunos, sendo assim, quem estiver bem preparado, certamente obterá um bom resultado.

Outro ponto importante sobre as questões, é que são bem diretas e objetivas. Não é muito o estilo da Fuvest oferecer grandes textos de suporte para a resolução da questão, bem diferente da Unicamp. Neste sentido, é importante que o candidato seja bem objetivo e claro em suas respostas".

Emocional


"Separar todos os materiais e documentos que serão utilizados na hora da prova com antecedência. Verificar detalhadamente o local de prova e como chegar até ele. No sábado que antecede o primeiro dia de provas é importante procurar relaxar escutando músicas, assistindo filmes e visitando parques e/ou museus (desde que seja possível e seguro). 
O controle e tranquilidade emocional é determinante para o sucesso na prova, por isso buscar atividades que sejam seguras e proporcionem bem estar e relaxamento são de grande valia nos dias que antecedem as provas, principalmente no sábado. O aluno deve ter ciência de que se preparou ao longo do ano passado e que agora é “apenas a hora de colocar tudo no papel”.
Fuvest 2022: saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova

Medidas de biossegurança na Fuvest 2022

Veja a seguir as recomendações e medidas adotadas pela Fuvest por conta da Covid-19:

  • Uso obrigatório de máscara de proteção à Covid-19, exceto no momento do reconhecimento facial;
  • Orientação de entrada imediata no local de prova para evitar aglomeração;
  • Distanciamento de 1m entre os candidatos durante a aplicação da prova;
  • Ocupação máxima de 50% das salas de aplicação;
  • Higienização da carteira com material fornecido pela Fuvest;
  • É recomendado que os estudantes levem máscaras de proteção para fazer a troca durante a prova;
  • Fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) aos colaboradores.

 A Fundação orienta ainda que o candidato não realize a prova se tiver sido diagnosticado com Covid-19 ou se apresentar sintomas da doença.

Fuvest 2022: candidatos não poderão comer dentro da sala

Conheça a USP

A Universidade de São Paulo foi criada em 1934 e atualmente é mantida pelo Estado de São Paulo. A instituição possui mais de 59 mil alunos na graduação e 38 mil na pós-graduação, distribuídos em mais de 340 cursos e programas. Além disso, a instituição é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Os campi da USP estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54