Como é a segunda fase da Fuvest?
Conheça tudo sobre a prova da Fuvest e confira algumas dicas para mandar bem na segunda fase do vestibular da USP
Atualizado em 08/03/2024
A segunda fase da Fuvest 2024 aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro em mais de 30 cidades paulistas. Os candidatos inscritos nessa edição do vestibular concorreram a 8.147 vagas para diversos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A seguir você fica por dentro de tudo que você precisa saber sobre a prova da segunda fase da Fuvest e confere algumas dicas para fazer um bom exame.
Veja: Fuvest 2024: saiba quais são os cursos mais concorridos
+ Fuvest 2024: veja o que pode levar no dia da prova e o que é proibido
Como funciona a segunda fase da Fuvest?
A segunda fase do vestibular da Fuvest acontece em dois dias. No primeiro, são aplicadas 10 questões discursivas de Português e uma redação. A prova do primeiro dia vale 100 pontos (50 pontos das questões + 50 pontos da redação).
Já no segundo dia do exame, os candidatos enfrentam 12 questões dissertativas de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido. De acordo com a Fuvest, essa prova tem o valor de 100 pontos.
Geralmente, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A duração das provas do segundo dia costumam ter 4 horas de duração, e os candidatos não têm tempo extra para transcrever as respostas.
Além disso, atenção: os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música também precisam fazer a prova de habilidades específicas como parte da segunda fase do vestibular.
Veja: USP terá 3 formas de ingresso a partir de 2024; saiba quais são
+ USP, Unesp e Unicamp aderem ao Vestibular Paulista Seriado; entenda melhor
Dicas para mandar bem na segunda fase da Fuvest
Cada vestibular tem suas particularidades, por isso, é sempre bom conhecer o estilo da prova, fazer simulados e se dedicar à preparação. Além disso, é muito importante controlar o emocional, já que é natural que a ansiedade apareça antes da realização da prova.
Para te ajudar, o orientador de estudos e professor de História do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Alfredo Neto, deu algumas dicas para fazer uma boa prova e controlar o emocional no dia vestibular. Confira:
Tempo de prova
“Muitos alunos fazem rascunho, escrevem a resposta a lápis e somente em um terceiro momento passam à caneta. Este é um grande erro. Idealmente, depois do rascunho, o aluno já deve escrever sua resposta utilizando caneta, pois do contrário poderá faltar tempo para resolução de todas as questões.
É muito importante dar atenção especial para a Redação, pois não pode ser zerada e ainda representa 40% da prova”.
Estilo da prova
“Há questões gerais e específicas de acordo com a área escolhida pelo aluno. São questões bem clássicas e tradicionais, que mesmo exigentes, não trazem grandes surpresas para os alunos, sendo assim, quem estiver bem preparado, certamente obterá um bom resultado.
Outro ponto importante sobre as questões, é que são bem diretas e objetivas. Não é muito o estilo da Fuvest oferecer grandes textos de suporte para a resolução da questão, bem diferente da Unicamp. Neste sentido, é importante que o candidato seja bem objetivo e claro em suas respostas”.
Emocional
“Separar todos os materiais e documentos que serão utilizados na hora da prova com antecedência. Verificar detalhadamente o local de prova e como chegar até ele. No sábado que antecede o primeiro dia de provas é importante procurar relaxar escutando músicas, assistindo filmes e visitando parques e/ou museus (desde que seja possível e seguro).
O controle e tranquilidade emocional é determinante para o sucesso na prova, por isso buscar atividades que sejam seguras e proporcionem bem estar e relaxamento são de grande valia nos dias que antecedem as provas, principalmente no sábado. O aluno deve ter ciência de que se preparou ao longo do ano passado e que agora é “apenas a hora de colocar tudo no papel”.
Veja mais: Fuvest 2024: 9 coisas que você precisa saber sobre a 2ª fase
+ Fuvest: 5 regras para não ser eliminado
Conheça a USP
A Universidade de São Paulo foi criada em 1934 e atualmente é mantida pelo Estado de São Paulo. A instituição possui mais de 59 mil alunos na graduação e 38 mil na pós-graduação, distribuídos em mais de 340 cursos e programas. Além disso, a instituição é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.
Os campi da USP estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos.
Quer começar a faculdade ainda em 2024?
Caso você pretenda começar um curso do ensino superior ainda neste ano, você pode conferir outras faculdades de qualidade, além da USP, para as quais você pode tentar uma vaga.
Com a ajuda da Quero Bolsa, por exemplo, você pode começar seu curso com bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação, em faculdades espalhadas todo o país. Acesse abaixo e confira:
Conheça também algumas das faculdades parceiras:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA
Leia ainda: 24 cursos mais fáceis de passar na USP
+ USP: nova forma de ingresso via Enem é aprovada; entenda
+ Engenharia na USP: confira os cursos mais fáceis de passar