O que os professores acharam do segundo dia de prova do Enem 2025
De acordo com os professores, a prova do segundo dia do Enem 2025 trouxe questões sem grandes novidades e seguindo um nível médio de dificuldade.
De uma forma geral, um ponto que chamou atenção dos especialistas foi que as questões estavam mais objetivas e diretas.
“Em Matemática, senti falta de questões de geometria plana, diferente dos outros anos, em que costumam aparecer em boa quantidade. Em compensação, tivemos quatro questões de geometria espacial e três de estatística envolvendo moda, média e mediana. Também senti falta de questões de sequências. Só apareceu uma, do tipo PA/PG, e mesmo assim sem muita dificuldade”, afirma Domingos Cereja, professor e autor de Matemática do Colégio e Sistema pH.
Segundo o professor de Biologia do Colégio Oficina do Estudante, André Bourg, a prova foi bem abrangente dentro das diferentes áreas da disciplina. “Embora tenha usado alguns termos técnicos ou menos comuns, que podem levar os menos atentos ao erro, as questões estavam menos rebuscadas do que em outros anos. Mesmo com esses termos, a interpretação estava mais facilitada”, destaca o professor.
De acordo com Pietro Escobar, professor de Química do Oficina do Estudante, foi uma das melhores já feitas, no que se refere a qualidade das questões. “Uma prova muito bem organizada, muito bem feita. Praticamente todos os conceitos de química do currículo do ensino médio foram abordados. Uma prova limpa, objetiva, sem pegadinha e bem coerente para o ensino médio inteiro”, conta o professor.