Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Gostar de uma matéria na escola não é gostar de um curso na faculdade

por Que Curso? em 20/12/17 1,4 mil visualizações

Quando tentamos escolher um curso superior, passa muita coisa na nossa cabeça. O cérebro começa a buscar informações como “no que eu sou bom?” ou “qual matéria eu mais curto?” e procura fazer associações que podem nos levar para o caminho errado.

A primeira dessas associações é aquela de “gosto de matemática, vou fazer engenharia” ou “curto biologia, vou pra área da saúde”. Se você pensou assim, por favor, repense!


Essa não é a melhor forma de escolher um curso, pois cria um espaço muito grande para um possível erro. Isso rola porque você não considera todos os fatores antes de tomar a decisão.

Você quer argumentos? Eu te dou argumentos, se liga: 

Você curte a matéria por algum motivo

Existe alguma coisa que te faz curtir aquela matéria, e é muito importante que você consiga identificar o que é:

  • O professor?
  • O assunto abordado?
  • A facilidade de aprender?

No caso do professor, pode ser que você goste dele como pessoa. Logo, a sua decisão não será tomada com base na matéria em si, mas na pessoa que leciona aquela disciplina.

Pode ser, também, que você curta o jeito com que o professor transmite o conhecimento. Nesse caso, você também não vai escolher o curso de forma consciente. Só irá pra área do professor que ensina melhor, ou a que você aprende mais fácil.

Se você se interessa pelo assunto da matéria, pode ser que você esteja no caminho certo, mas ainda assim precisa refletir melhor sobre a decisão antes de ir de cabeça.


Curtir o assunto significa que você se interessa pela matéria mesmo, mas isso não garante que você vai fazer a melhor escolha. Já fique sabendo que as coisas que você aprende na escola hoje vão ser muito mais complexas na faculdade.

A sua cabeça também muda conforme os anos vão passando, logo, aquela pessoa que era fascinada por matemática no oitavo ano, agora pode curtir mais física. Sacou?

Mais do que isso, o que você estuda na faculdade não é necessariamente aplicado na sua profissão. Quantas vezes você já ouviu universitários dizendo que o estágio ou trabalho deles não tem nada a ver com as matérias da facul? Pois é. Várias!

Existe matéria chata em todos os lugares

Pode ser na pré-escola, no Ensino Médio ou na Universidade, você com certeza vai encontrar uma matéria daquelas que só de pensar já faz o estômago se revirar todo.

Mas é aí que vem o conselho:

Você não pode desistir de um curso porque achou uma matéria chata.

O esquema aqui é avaliar os prós e contras de entrar em um determinado curso superior. “O que vai acontecer de bom se eu me matricular em Astronomia? E de ruim?”. É bem simples fazer isso. Você vai precisar de alguns minutos, um papel, uma caneta (ou o bloco de notas do seu celular #SalveAsÁrvores) para pesquisar bastante sobre a opção e levantar os pontos positivos e negativos.

E tem mais!

A vida coloca desafios na nossa frente, e é enfrentando-os que nós evoluímos, ganhando ou perdendo. Se ganhou, ótimo, você saiu da sua zona de conforto e passou por cima de um obstáculo na vida. Se perdeu, legal também! Você com certeza vai ter aprendido alguma coisa que vai te fazer evoluir.

Desafio aceito!

Pense na profissão e não no curso

Mas por quê?

Primeiro de tudo, porque você pode chegar na mesma profissão por vários caminhos diferentes. Por exemplo, você pode tranquilamente trabalhar em um departamento de marketing de uma empresa tendo feito os cursos de Administração, Publicidade, Design, Economia, Relações Públicas e até Jornalismo.

Segundo de tudo, porque dessa forma você escolhe um curso superior pelo seu interesse, e não por “gosto de matemática, vou ser engenheiro”. Isso faz com que você faça uma escolha mais consciente, já que não está assumindo nada como verdade absoluta e pulando vários passos importantes nessa tomada de decisão.


É claro que você pode gostar de biologia e ser biólogo no futuro, mas isso não acontece com todo mundo. Na real, isso dá certo para um número bem pequeno de pessoas, e só aquelas que têm uma paixão verdadeira pelo assunto, pesquisaram mais sobre a profissão e querem mesmo virar um profissional daquela área.

Afinal, como escolher então?

Pesquise sobre as profissões, como é o dia a dia de cada profissional, como anda a situação do mercado de trabalho, quais são as características e habilidades que um profissional da área deve ter ou desenvolver, o que você vai estudar no curso, enfim, vá fundo mesmo na pesquisa. Você só tem a ganhar com isso.

Mas antes de sair lendo sobre todas as profissões e cursos que existem (e são muitos), é interessante filtrar e se aprofundar só naqueles que são do seu interesse. Papo reto? Aqueles cursos que mais combinam com você. Se você está procurando um site que mostre esses cursos para você, bom, achou: www.quecurso.com.br.

Que Curso? tem uma avaliação que funciona assim:

  1. Você entra lá e faz o cadastro bonitinho;
  2. Marca os seus interesses;
  3. Você recebe os cursos que mais combinam com você e universidades perto da sua casa que oferecem aquela opção.

Simples, não é mesmo?

Tá esperando o que, então? O texto já acabou, corre lá!

FAÇA A AVALIAÇÃO!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54