
São Silvestre 2025: quantos km tem a corrida?
Isabella Baliana | 25/09/25Saiba a distância oficial da São Silvestre 2025, como é o trajeto pelas ruas de SP e conheça cursos ideais para apaixonados por esportes.
Confira como funcionava o horário de verão no Brasil e por que ele acontecia.
Em resumo:
Continue a leitura para entender mais!
O horário de verão no Brasil foi oficialmente extinto em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro. A medida, que foi aplicada por décadas, visava a economia de energia elétrica no país.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Atualmente, embora haja rumores sobre a possível retomada do horário de verão em 2025, até o momento, a informação não foi confirmada oficialmente.
O horário de verão adianta o relógio em uma hora. Isso significa que, durante o período em que a medida está em vigor, os relógios são adiantados em 60 minutos, geralmente no início da primavera, e retornam ao horário normal no fim do verão.
Por exemplo, se no horário normal o relógio marcar 6h00, com o horário de verão ele será ajustado para 7h00. A ideia é aproveitar melhor a luz do dia, gerando economia de energia, principalmente em regiões com alta demanda elétrica para iluminação.
Essa mudança era aplicável tanto para o horário civil, quanto para o horário de trabalho e escolares, afetando a rotina de boa parte da população.
Antes de ser extinto, o horário de verão começava no primeiro domingo do mês de novembro de cada ano e ia até o terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente.
O horário de verão foi implementado inicialmente com o objetivo de economizar energia elétrica. A principal justificativa era que, ao adiantar uma hora do relógio, seria possível aproveitar a luz do dia por mais tempo, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, especialmente no final da tarde e início da noite.
Além disso, os meses mais longos e quentes favoreciam a ideia de se aproveitar ao máximo as horas de luz natural. Embora tenha sido implementado como uma medida econômica e ambiental, estudos e debates sobre sua eficácia têm levado a questionamentos sobre a real necessidade de sua manutenção ao longo dos anos.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: