Que horas sai o resultado do Encceja 2023?
Descubra o que o edital do Encceja diz sobre o horário de divulgação do resultado do exame. Saiba também como acessar as notas
O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 será divulgado nesta sexta-feira (22). As notas são fundamentais para aqueles que buscam a certificação de conclusão dos estudos e representam um passo importante na trajetória educacional dos participantes.
Confira: Teste vocacional grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
No Twitter, vários candidatos da prova desabafaram sobre a ansiedade para ver o resultado. Alguns participantes buscaram as notas logo nas primeiras horas da madrugada.
Leia mais: Quem fez Encceja pode fazer faculdade? Entenda!
+ Tem como pegar o certificado do Encceja pela internet?
Porém, vale destacar que o edital oficial do Encceja 2023 não define um horário em que o resultado será divulgado. De acordo com o documento, “o participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais no dia 22 de dezembro de 2023”. Ou seja, as notas do exame podem sair a qualquer hora do dia.
Como acessar o resultado do Encceja?
Para conferir seu desempenho individual no exame, você deve acessar a página do participante no site oficial do Encceja. Lá, você precisará inserir seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. Após o login, será possível visualizar o seu boletim de desempenho, que inclui as notas obtidas em cada prova e na redação.
Se você alcançou a pontuação mínima exigida em cada componente curricular e na redação, poderá solicitar seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.
Para pedir a certificação, deve-se contatar a Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no momento da inscrição, apresentando o boletim de desempenho e um documento de identificação com foto.
O que fazer com a nota do Encceja?
Caso você consiga o diploma do ensino médio pelo Encceja, é possível entrar na faculdade. Na Quero Bolsa há bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Não precisa comprovar renda, nem ter feito o Enem.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, incluindo: