
Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda como funciona a graduação e se vale a pena para você
O Ministério da Educação (MEC) lançou oficialmente nesta segunda-feira (25) o ID Estudantil, a primeira carteirinha de estudante gratuita emitida pelo governo.
Segundo o MEC, esse documento dará direito à meia-entrada em “shows, teatros e outros eventos culturais e esportivos, sem que isso gere um custo extra.”
+ Clique aqui e veja como garantir o seu ID Estudantil
+ Meia-entrada: entenda como todo estudante tem acesso ao benefício
Poderão emitir a carteirinha de estudante digital todos alunos que estiverem devidamente matriculados em uma instituição de ensino, com seus dados cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacionais de estudantes do MEC.
Após baixar o aplicativo e realizar o cadastro, o aluno poderá utilizar o ID Estudantil para fazer o uso da meia-entrada, a identificação será feita por meio da leitura do QR Code único, localizado abaixo da foto da pessoa.
Apesar do lançamento da ID Estudantil, os outros documentos ainda poderão ser utilizados para a comprovação da meia-entrada, se forem emitidos pelos seguintes órgãos:
Para evitar fraudes, outro aplicativo foi desenvolvido para empresários e organizadores de eventos, o ID Estudantil Validador.
“Temos o aplicativo ID Validador, em que qualquer estabelecimento pode checar a carteirinha. E ele também vai validar carteiras emitidas outras instituições”, explicou Daniel Rogério, diretor de Tecnologia e Informação do MEC.