Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Insatisfação com a faculdade chega a 29% dos estudantes

por Rui Gonçalves em 03/08/18 1,6 mil visualizações

A cada semestre cresce a quantidade de avaliações feitas por estudantes sobre seus cursos e faculdades na página de Avaliações dos Alunos do site Quero Bolsa.

Somente no primeiro semestre de 2018, mais de 26 mil estudantes opinaram sobre suas instituições de ensino, destacaram pontos positivos e negativos dos cursos e campi e compartilharam suas visões sobre a qualidade do corpo docente,  empregabilidade após o curso, infraestrutura e localização do campus onde estudam. Você também pode contribuir (saiba mais no fim deste artigo).


Essas informações têm ajudado outros estudantes a escolherem onde irão estudar, não apenas levando em conta o valor da mensalidade e a força da marca da instituição de ensino, mas também a opinião de estudantes como eles.

Os dados também ajudaram a equipe do Quero Bolsa a entender melhor como os alunos vêem as instituições onde estão matriculados. Ao analisar as respostas e opiniões dos alunos, foi possível levantar algumas informações sobre o grau de satisfação com as instituições de ensino e quais itens merecem destaque, tanto positivo quanto negativo. Veja os resultados:


A metodologia adotada foi a NPS (Net Promoter Score), reconhecida como ferramenta eficiente para avaliar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço. Os alunos participantes responderam a seguinte pergunta: O quanto você recomendaria a sua faculdade a seus amigos. Para avaliar a instituição bastava clicar em uma escala de 0 a 10, onde 0 significa “Não recomendaria de jeito nenhum” e 10 significa “Recomendaria com certeza”.

O resultado mostra que 29%, ou seja, quase um em cada três alunos, apresenta um alto nível de insatisfação geral.os que recomendariam suas instituições representam pouco mais da metade dos participantes 58%. Significa dizer que há 1 aluno detrator para cada 2 alunos promotores das instituições de ensino onde cursam faculdade.

“É um alerta para as faculdades, uma vez que demonstra uma elevada presença de alunos descontentes. Se somado ao percentual de alunos indiferentes, as instituições de ensino tem praticamente metade de seus alunos não promovendo suas marcas”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.

Também foram identificados quesitos que apareceram com muita frequência nas avaliações redigidas pelos alunos quando estimulados a destacarem pontos positivos e negativos. A interpretação destes dados permitiu destacar elencar quatro grupos  com grande ocorrência: professores, faculdade, atendimento e estrutura.


De longe o corpo docente é o que mais recebe elogios e aparece como ponto positivo nas instituições de ensino. Enquanto eles são citados como motivo de satisfação em 52,6% das avaliações, apenas 9,9% citam os professores de forma negativa. O segundo item mais avaliado positivamente é a infraestrutura das instituições, com 21,9% de ocorrência nas avaliações positivas e com 6,5% de insatisfação.

A faculdade como um todo aparece de maneira Balanceada com ocorrência quase igual entre as citações positivas e negativas, o que vai ao encontro do resultado obtido com a pesquisa NPS. O Calcanhar de Aquiles das instituições de ensino superior de todo o país é a qualidade do atendimento aos alunos, único dos quatro itens a apresentar um grau de insatisfação maior do que de satisfação.

O índice é quase 3 vezes maior e boa parte da responsabilidade por esse resultado é atribuída às secretarias das faculdades, citadas apenas no campo relacionado aos fatores negativos. Filas e demora para resolução de solicitações de alunos são os fatores que acabam colocando o atendimento oferecido pelas  instituições de ensino como principal ponto negativo.

Avalie também a sua faculdade


Quero Bolsa trabalha para se tornar a plataforma referência em avaliação da estrutura e qualidade das instituições de ensino superior do país reunindo a opinião de quem estuda em cada uma das mais de 2.000 faculdades brasileiras. Qualquer estudante pode entrar no site e responder o questionário de avaliação. 

Quero avaliar minha faculdade

É só clicar no botão acima, dar sua opinar e avaliar os quesitos solicitados pela pesquisa. Os estudantes que fizerem suas avaliações até o dia 7 de dezembro concorrem a um iPhone SE.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54