
O que não fazer em uma redação do Enem 2025?
redacao revista quero | 04/04/25Evite comprometer sua nota no Enem com essas 10 dicas essenciais sobre o que não fazer na redação!
Se você está em busca do certificado de conclusão do Ensino Médio, fique tranquilo! Agora, você pode contar com a ajuda do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos).
A prova, que já é aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) como certificação de conclusão do Ensino Fundamental, passará a servir também como certificado de conclusão do Ensino Médio com as mudanças no Enem 2017.
É um exame voltado para jovens e adultos que moram no Brasil e no Exterior e não terminaram os estudos na idade mais indicada.
Podem participar do exame todos aqueles que não concluíram os estudos na idade mais adequada e que vivem no Brasil e no Exterior. Podem se inscrever também pessoas que estejam cumprindo pena e adolescentes sob medidas socioeducativas e em privação de liberdade.
Essa certificação pode valer tanto com relação ao Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. No último edital, para conseguir uma certificação do Ensino Fundamental, era preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Já para o Ensino Médio era preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.
As inscrições são feitas somente pela internet nas datas estipuladas pelo edital, que será divulgado na segunda quinzena de junho.
Não é necessário pagar pela inscrição. O exame é gratuito.
No portal do Inep, é possível acessar os materiais de estudo e ainda a coleção de cadernos de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Em cada uma das provas objetivas, o participante deverá atingir no mínimo o nível 100, em uma escala que varia do nível 60 ao nível 180.
A pessoa deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição para pedir o certificado.
De acordo com o Inep, o exame será realizado no segundo semestre deste ano.
Curtiu as informações? Compartilhe com seus amigos! E não se esqueça: a partir de 2017, o Enem não possibilita mais a emissão do certificado de conclusão do Ensino Médio. Isso volta a ser feito pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos).