Isenção do Enem 2020 deve ser realizada entre 6 e 17 de abril
Justificativa de ausência do Enem 2019 também poderá ser realizada a partir da próxima segunda-feira (06)
Começa na próxima segunda-feira (06) o período de solicitação de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Os candidatos interessados terão entre os dias 06 e 17 de abril para realizar o pedido. O resultado será publicado no dia 24 do mesmo mês.
Veja também: MEC publica edital do Enem 2020
Quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição?
De acordo com o edital divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), pode solicitar a isenção aquele que:
- Esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2020, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
- Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Justificativa de ausência do Enem
Se você garantiu a isenção do Enem em 2019, mas não pode comparecer aos dois dias de prova, e precisa da isenção também nesta edição, é possível fazer a justificativa de ausência também entre os dias 6 e 17 de abril.
Saiba mais: Quais documentos são aceitos para a justificativa de ausência no Enem?