
Filme O Agente Secreto: veja onde assistir e sobre o que é
Isabella Baliana | 12/01/26Veja onde assistir ao filme O Agente Secreto e saiba sobre o que trata o longa premiado no Globo de Ouro 2026 com Wagner Moura.
Saiba o que é, o significado e como a campanha promove a saúde mental no Brasil
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Janeiro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e emocional, conhecido como “Janeiro Branco”.
A campanha busca promover discussões sobre o bem-estar psicológico, incentivar o cuidado com a mente e quebrar preconceitos sobre o tema.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Apesar de ser uma iniciativa bem difundida, muitas pessoas ainda não conhecem seus objetivos e a relevância de discutir saúde mental logo no início do ano.
A seguir, entenda qual o significado do Janeiro Branco, os motivos de sua escolha como mês da saúde mental e como essa campanha tem impactado a sociedade!

Leia mais: Feriados nacionais 2026: veja quantos são e quais emendam
+ Quando abre o Sisu 2026? Veja cronograma e novidades
O Janeiro Branco é uma campanha voltada para a conscientização e promoção da saúde mental e emocional.
Criada em 2014 pelo psicólogo e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a iniciativa visa estimular reflexões sobre a importância de cuidar da mente, além de incentivar práticas que favoreçam o bem-estar psicológico.
Em 2023, a campanha foi instituída como lei federal (Lei 14.556/23), tornando-se um marco oficial no calendário brasileiro. Desde então, a cada ano, traz um tema específico para discussão, sendo que neste ano, 2026, o tema escolhido foi: Paz. Equilíbrio. Saúde Mental. Vale lembrar que no ano passado, o lema foi “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”.
A escolha do termo “Janeiro Branco” remete ao simbolismo do início do ano, quando muitas pessoas traçam metas e fazem reflexões sobre mudanças e recomeços.
Assim como uma folha em branco, o mês é uma oportunidade para reescrever histórias, planejar o futuro e dar atenção à saúde mental, muitas vezes negligenciada em outros períodos.
Janeiro foi escolhido estrategicamente para representar a campanha porque é o mês em que as pessoas, de forma geral, estão mais propensas a fazer planejamentos e mudanças em suas vidas.
Esse momento de renovação é ideal para fomentar debates sobre saúde mental e destacar a importância de incluir o cuidado emocional nos planos de cada indivíduo.
Além disso, no calendário global, janeiro não é associado a outras campanhas de conscientização, o que permite maior foco nas discussões relacionadas ao tema.

A relevância do Janeiro Branco está em sua capacidade de sensibilizar a sociedade para temas como depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, muitas vezes tratados como tabus.
A campanha busca romper barreiras, promovendo uma cultura de aceitação e acolhimento em relação às questões emocionais.
No Brasil, iniciativas como palestras, rodas de conversa, oficinas de relaxamento e até programas específicos em empresas e escolas têm contribuído para expandir o impacto da campanha. O Instituto Janeiro Branco, por exemplo, organiza eventos em todo o país para levar informações sobre saúde mental a diferentes públicos.
Outras ações incluem a participação de órgãos públicos, como prefeituras e ONGs, que promovem campanhas educativas e ampliam o acesso a informações sobre cuidados psicológicos. Essas iniciativas têm ajudado a popularizar a ideia de que a saúde mental é tão importante quanto a física e deve ser prioridade para todos.
Cuidar da saúde mental também passa por saber onde procurar apoio. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diferentes serviços gratuitos ou de baixo custo para acolher pessoas em sofrimento emocional.
O primeiro passo costuma ser a Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o atendimento com um clínico geral pode resultar no encaminhamento para psicólogos ou psiquiatras.
Outra alternativa são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que realizam atendimentos especializados por meio de equipes multidisciplinares, com modalidades voltadas a públicos e demandas específicas, como crianças e adolescentes ou pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
Universidades também contribuem por meio das clínicas-escola de Psicologia, que oferecem atendimentos supervisionados, gratuitos ou a preços acessíveis.
Em situações de sofrimento intenso ou necessidade de escuta imediata, o Centro de Valorização da Vida (CVV) mantém atendimento emocional 24 horas pelo telefone 188 e por chat online.
Se entrar na faculdade é o seu sonho, a Quero Bolsa pode te ajudar e muito! A Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos, em milhares de faculdades pelo país.
Clique abaixo, procure pelo curso que deseja e escolha a melhor bolsa de estudo para você:
Além disso, conheça abaixo faculdades com qualidade reconhecida pelo MEC que oferecem ótimas bolsas de estudo:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.