Kaizen: conheça o método japonês contra procrastinação
Criado pelo japonês Masaaki Imai, veja como aplicar o Kaizen em sua rotina e transformar o seu comportamento por meio do ambiente em que você está inserido
Você sabe qual é o significado da palavra “kaizen“? De origem japonesa, esse termo significa mudar para melhor, a fim de transmitir uma melhoria contínua em todos os âmbitos na vida de uma pessoa.
Assim como a definição da palavra, o método Kaizen visa mudar o comportamento daquele que o pratica para melhorar o ambiente em que está inserido, seja ele de estudo, familiar ou profissional.
“O principal benefício é a transformação das pessoas para melhorar o seu local de trabalho, de estudo ou onde você vive. Ela visa compartilhar conhecimento e melhorar para que a equipe ou a família melhore seu dia a dia”, explica Ruy Cortez de Oliveira, sócio-diretor do Kaizen Institute Brazil.
Com essa mudança, é possível aumentar produtividade e melhorar a qualidade e daquilo em que a pessoa está focando o seu esforço. Além disso, esse método também é conhecido por incentivar práticas que evitam a procrastinação.
Princípios do Kaizen
Segundo Cortez, Masaaki Imai, criador dessa técnica, estabeleceu alguns princípios que regem o método, são eles:
Como colocar o Kaizen em prática?
Para seguir os princípios ensinados no Kaizen, é preciso seguir quatro etapas diárias:
1 – Estabeleça um local e horário do que você pretende fazer. E, o mais importante, deixe tudo agendado;
2 – Organize o local em que você irá estudar ou trabalhar;
3 – Tenha padrões de como fazer as suas atividades, seja durante os estudos ou na rotina de trabalho.
4 – Não esqueça de focar na melhora contínua, afinal, as três etapas anteriores serão as responsáveis por apontar onde estão os erros e os acertos.
“Acredito que fazendo as quatro etapas acima, seja no seu ambiente de trabalho ou de estudo, você poderá manter o que você deseja e melhorar, mesmo que aos poucos, em todas as suas atividades diárias”, acrescenta o sócio-diretor do Kaizen Institute Brazil.
Como aplicar o Kaizen na rotina de estudos?
Ainda de acordo com Cortez, é possível utilizar os ensinamentos do Kaizen para melhorar a rotina de estudo, veja como:
- Focar nas necessidades do cliente: entender a necessidade do “seu” cliente, que, nesse caso, é a sua futura carreira.
- Eliminação dos desperdícios: eliminar tudo o que não agrega valor para as necessidades que você estabeleceu para alcançar os seus objetivos.
- Uso intensivo da gestão visual: organizar sua área de estudo, facilitando o seu dia dia e reduzindo o tempo de busca de informações quando for estudar. Uma forma de estimular a gestão visual é por meio de post-it, que podem resumir quais são os seus objetivos naquele dia.
- Foco no Gemba: foco no local onde você vai “capturar” o conhecimento, onde agrega mais valor para você evoluir nos estudos
- Respeito ao indivíduo: não culpe e não julgue seus colegas ou seus professores. A melhor forma de melhorar o processo é revisar a forma como você está estudando, assim, otimizando a qualidade da absorção do conhecimento.
- Aprender fazendo e aprender ensinando: lembre que o melhor aprendizado é fazer algo relacionado com que você está estudando, seja por meio de exercícios, simulações, laboratórios ou trocando conhecimento com outras pessoas.