
Enem 2025: do Labubu à adultização, como usar atualidades na redação?
Isabella Baliana | 19/09/25Labubu, adultização e outros temas da atualidade podem ser usados como repertório na redação do Enem; entenda!
Se você não foi aprovado na chamada regular, não se desespere! Você ainda tem chance na lista de espera do Sisu 2025 que já está aberta. Veja como participar!
A manifestação de interesse na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começa nesta segunda (27).
Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Segundo o calendário oficial do Sisu 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), ela vai até o dia 31 de janeiro e ficou disponível assim que o resultado do Sisu foi liberado na manhã de hoje.
Veja a seguir como ela funciona e como você pode participar dela em um passo a passo bem simples!
Antes do passo a passo de como participar da lista de espera, é muito importante entender como essa lista realmente funciona.
Basicamente, é assim: os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso que escolheram concorrer no Sisu podem mostrar interesse em concorrer a vagas que possam surgir, caso quem foi selecionado não faça a matrícula.
Dessa forma, nesta edição do Sisu, os participantes que não foram aprovados na chamada regular têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para demonstrar interesse em continuar concorrendo a uma vaga pelo Sisu.
Isso deve ser feito por meio do site do programa. O resultado com os aprovados na lista de espera começa a sair no dia 11 de fevereiro e vai até o dia 30 de setembro de 2025.
Vale destacar que em 2025, assim como no ano passado, o Sisu vai ter apenas uma edição, e a lista de espera do programa também vai ser única, valendo para o ano todo.
Para participar da lista de espera do Sisu 2025, é preciso fazer o seguinte:
Se você está buscando por alternativas além do Sisu, saiba que a Quero Bolsa oferece bolsas de estudo até 80% para cursos de graduação. Não é necessário ter feito o Enem nem comprovar renda para acessar as bolsas.
São mais de 1.000 instituições de ensino superior. Conheça: