
Quando será a prova do Enamed 2025?
Natália Plascak | 23/04/25Veja quando será a prova do Enamed 2025, exame criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade da formação dos estudantes de Medicina.
Ao iniciarmos uma faculdade, mesmo que o curso seja presencial, podemos nos deparar com matérias online em nossa grade curricular. E isso é uma novidade para muitos estudantes, sendo querida por alguns e odiada por outros.
As matérias semipresenciais são feitas à distância e estão disponibilizadas no sistema de comunicação da faculdade. Na Estácio de São José, em Santa Catarina, as aulas e os materiais são acessados via meio eletrônico, sendo que a primeira prova é feita no local de preferência do aluno e a outra tem que ser agendada para ser realizada na faculdade. Segundo a portaria 4.059 do MEC (Ministério da Educação), as matérias poderão ser disponibilizadas desde que não ultrapassem 20% da carga horária total do curso.
Alguns pontos positivos dessa modalidade são:
– Flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação, sem prejudicar o trabalho e os outros afazeres do aluno;
– Interação com outros alunos do curso, além da sala de aula;
– Comodidade, pois as aulas podem ser realizadas em qualquer local, seja trabalho ou casa, a critério do estudante;
– Como as aulas são por vídeos você pode assisti-la quantas vezes for necessário, poderá pausar para fazer anotações, voltar caso não entenda o que foi dito, uma ampla maneira de aprendizagem.
Para mim, isso significando um grande progresso no mundo estudantil e atende algumas das necessidades que todo acadêmico tem como, por exemplo, conseguir estudar de casa.
Como em tudo na vida, também existe alguns pontos negativos nessa modalidade:
– Pela distância, o aluno das matérias online precisa se empenhar mais para aprender;
– A interação entre aluno e professor é mais limitada, com isso o aluno pode não prestar a atenção devida na aula. Também é mais difícil conseguir sanar as dúvidas de forma imediata;
– As discussões não tem tanta repercussão como seria em um ambiente presencial;
– Como o aluno tem outras matérias presencias, às vezes acaba deixando as disciplinas online de lado, não obtendo o conhecimento necessário;
– É necessário ter uma tecnologia adequada. Ainda existem pessoas que não possuem acesso fácil à internet e nem tem aparelhos eletrônicos para esse fim.
Cabe ao aluno extrema dedicação às matériasaproveitando ao máximo o lado positivo e aprendendo a lidar com o negativo,solucionando-o quando possível.