
Governo anuncia criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade Federal do Esporte; entenda
João Marcondes | 28/11/25As Universidades Federais terão sedes em Brasília. Confira mais informações sobre a Unind e da UFEsporte na Quero Bolsa.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (19) firmou parceria com mais cinco instituições portuguesas, que passarão a adotar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de estudantes brasileiros.

Segundo o MEC, o acordo foi assinado por Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Manuel de Almeida Damásio, presidente do Conselho de Gerência da entidade mantenedora ISLA Santarém. Com isso, passam a participar do Enem Portugal:
O Enem Portugal existe desde 2014 por meio do Decreto-Lei nº 36, que regulamentou o o estatuto do estudante internacional em Portugal. Desde maio de 2016 é possível realizar todo o procedimento de inscrição de forma remota.
O acordo formalizado permite a consulta direta às informações do desempenho de estudantes brasileiros para fins de seleção e acesso às instituições portuguesas.