MEC divulga editais do Prouni e Fies 2020/2
Calendários e regras da seleção foram publicadas nesta quinta-feira (18)
Após divulgar as novas datas de inscrição dos processos seletivos de meio de ano do Prouni e do Fies, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais das seleções.
Diferentemente do edital do Sisu, além do cronograma, os editais possuem todas as regras de como será realizada a seleção.
Quem pode participar do Prouni 2020/2?
De acordo com o edital, poderão participar da seleção candidatos brasileiros não portadores de diploma de curso superior que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, e que atenda, no mínimo, uma das condições:
- Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Seja pessoa com deficiência;
- Sseja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Serão aceitas inscrições de candidatos que tenham realizado o Enem, a partir da edição de 2010, e obtido média igual ou superior a 450 pontos e ter nota superior a 0 na redação.
Além disso, para participar do Fies é preciso ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.
Qual é a diferença entre Sisu, Prouni e Fies?
- Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
Simulador de Notas de Corte do Enem
Tudo que você precisa fazer é informar os seguintes dados:
– Curso que você pretende prestar;
– Sua cidade ou a cidade em que você deseja estudar;
– E qual foi a sua nota no último Enem.
Depois disso, você verá em alguns faculdades você tem chance com os três programas oferecidos pelo governo: Sisu, Prouni e Fies.
Teste vocacional gratuito
Se você precisa de um teste que te indique um caminho, uma ótima opção é oTeste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa.
O Teste Vocacional Gratuito do Quero Bolsa foi desenvolvido com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. No teste são associadas profissões a habilidades, que, no final, descobre quais cursos tem mais a ver com você.
Opção ao Enem: Quero Bolsa
Mesmo que você não tenha conseguindo usar sua nota do Enem no Sisu, Prouni ou Fies, ainda é possível entrar na faculdade com bolsas de estudo do Quero Bolsa. O Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo até 75% em mais de mil universidades brasileiras. Confira algumas faculdades que oferecem vagas com até 75% de desconto:
- Unip – Universidade Paulista
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
É só entrar no site, escolher o curso, a faculdade em que você deseja estudar, selecionar o quanto pode pagar e pronto!