MEC publica edital para inscrições adiadas do Fies; entenda
Estudantes que tiveram a conclusão das inscrições postergada no Fies 2023, podem terminar agora em 2024; veja as datas oficiais para o procedimento e como fazer
Na última sexta-feira (2), o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital com as datas e procedimentos necessários para a complementação das inscrições postergadas dos semestres anteriores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2024.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Assim, todos aqueles estudantes que tiveram a conclusão das inscrições adiada nos processos seletivos do primeiro e do segundo semestre do Fies 2023, terão o prazo do dia 7 de fevereiro até às 23h59 do dia 9 de fevereiro para complementá-las, na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Veja: Quando abrem as inscrições do Fies 2024?
+ Fies volta a ofertar vagas remanescentes: serão cerca de 60 mil; entenda!
De acordo com o edital publicado pelo MEC, após complementar sua inscrição, o estudante deve validar suas informações em até cinco dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, por meio da entrega física ou digital/eletrônica da documentação exigida.
Além disso, a validação das informações também precisa ser feita pelo aluno em um agente financeiro (banco), em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data do reconhecimento da inscrição pela CPSA.
Nesse sentido, o estudante precisa entregar, de forma física ou digital/eletrônica, a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, após tê-la aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
Confira: Faculdades de Medicina que aceitam o Fies
+ Não passei no Sisu, Prouni e Fies, e agora?
E as datas do Fies 2024, como ficam?
É importante ressaltar que as datas de inscrição e resultado do Fies 2024 ainda não foram divulgadas pelo MEC. Foram publicadas, apenas, o cronograma e os demais procedimentos relativos à complementação das inscrições do Fies 2023 postergadas para o primeiro semestre de 2024.
Durante coletiva de imprensa do resultado do Enem, no dia 16 de janeiro, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que o Fies está passando por alterações este ano, e quando for lançado, deve se tornar acessível também a estudantes que possuem bolsa pelo Prouni.
“Não vamos divulgar o calendário agora porque estamos em um processo de mudança no Fies. Estamos fechando as mudanças para garantir as novas regras para as inscrições, que, geralmente, são em março”, afirmou o ministro.
Na edição do Fies 2023, as inscrições começaram no dia 7 de março e tudo indica que, em 2024, as inscrições do Fies também começarão neste mês. No entanto, ainda não há previsão de qual dia será publicado o edital com o calendário oficial.
Leia mais: Como conseguir bolsa de 100% no Fies?
+ Fies: qual curso fazer com 450 pontos no Enem?
+ Faculdades de Direito que aceitam o Fies
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Entre na faculdade sem o Fies!
O Fies é uma iniciativa governamental que tem como objetivo oferecer financiamento para as pessoas que não podem pagar integralmente a mensalidade da faculdade.
Mas, além desse programa, existem outras formas de entrar no ensino superior por um preço acessível, sem precisar financiar a mensalidade. A Quero Bolsa, por exemplo, disponibiliza bolsas de estudo de até 80% durante todo o curso!
Na plataforma, não é preciso comprovar renda, nem ter feito o Enem. Clicando no botão acima você consegue ver todas as ofertas. Vale destacar que a Quero Bolsa tem parceria com mais de 1.000 instituições de ensino, conheça algumas: