Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado na UFPE conta com cursos profissionais e acadêmicos

* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério

Cargos com maior concorrência geralmente exigem um número maior de especializações. E um mestrado pode ajudar (e muito) na hora de pleitear uma posição de maior destaque e responsabilidade no mercado – sem falar que a iniciativa também é válida para remunerações mais interessantes. Já pensou que massa fazer um mestrado na UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco conta com 82 cursos distribuídos em três campi: Caruaru (7 cursos, sendo 1 profissional), Recife (73 cursos, sendo 9 profissionais e Vitória (2).

campus UFPE
Mestrado na UFPE conta com cursos profissionais e acadêmicos

Como é o mestrado na UFPE?

Para o curso de mestrado exige-se graduação plena ou na modalidade tecnológica, realizada ou revalidada em cursos reconhecidos pelo MEC. Na UFPE existem duas modalidades de curso: acadêmico e profissional.

O acadêmico é o mais comum e é procurado em sua maioria por profissionais que querem seguir a carreira acadêmica, ou seja, quem pretende fazer da pesquisa científica sua profissão. Já o mestrado profissional é buscado por quem anseia por capacitação profissional, ainda que isso também envolva pesquisa e produção de conhecimento. 

Esse segundo (mestrado profissional) foi o escolhido por Fernando Circino, diretor de Marketing em uma empresa de tecnologia de Pernambuco. Com mais de oito anos de experiência na liderança, condução de campanhas e parcerias de marketing, Circino conta que sentia a necessidade de se atualizar na área e também conquistar uma melhor posição na empresa.

“O universo de Marketing é muito volátil. Muito daquilo que você aprende hoje não serve amanhã”, explicou.

Fernando disse que concluiu o mestrado em Design na UFPE em 2018 e se orgulha em lembrar que o curso foi um dos primeiros a serem ofertados por uma universidade federal no país (motivo pelo qual também optou pela instituição – além de morar na cidade).

“Recife hoje é considerada um dos maiores polos tecnológicos do Brasil. Temos muitos profissionais buscando a região para estudar e a UFPE sempre foi muito transparente e atualizada com os assuntos propostos aos alunos”, e completou comemorando o networking feito na universidade, que resultou no cargo que ocupa hoje. “O nível dos meus colegas sempre foi fora da curva. Conheci o meu então diretor durante o mestrado e, depois de quase um ano meio na empresa assumi o posto de diretor em seu lugar. Ou seja, o mestrado pode te oferecer uma série de vantagens.”

Saiba mais:
+ Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
Como é fazer um mestrado?

Quais cursos de mestrado estão disponíveis na UFPE?

Além de Design, a UFPE oferece outros 81 cursos que vão desde Administração, Educação, Enfermagem, Letras, Nutrição a até Tecnologias Energéticas e Nucleares.

Entre um dos mais buscados e concorridos está o mestrado em Economia criado em 2010. O Programa dispõe de 20 vagas, o processo de seleção é anual e atualmente está ligado à Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), que é a responsável pela seleção para o processo de admissão da UFPE.

Dica: a prova do exame conta com 15 questões sobre Matemática, Estatística, Economia Brasileira, Macroeconomia, Microeconomia e Inglês. 

Entre as disciplinas obrigatórias do mestrado em Economia estão Estatística, Matemática, Microeconomia I, Macroeconomia I, Econometria I e Economia Agrícola. Outras 13 disciplinas eletivas completam a grade curricular do curso que tem duração mínima de um ano e máxima de 24 meses, contados a partir do mês e ano da matrícula inicial até o mês e ano da defesa de dissertação.

Você consegue verificar a lista completa dos cursos oferecidos no site oficial da Universidade Federal de Pernambuco.

gif estudante livros mestrado
Tire suas dúvidas sobre o mestrado na UFPE

Nota importante

Desde março a UFPE, assim como outras instituições de ensino, suspendeu as aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. No final de maio, o reitor da universidade, Alfredo Gomes, anunciou que as aulas de pós-graduação, mestrado e doutorado seriam retomadas, porém, de maneira remota. Uma boa notícia para dar sequência ao tão sonhado curso, não acha?

Bora começar o seu mestrado?

Independentemente do tipo de mestrado (ou de outras modalidades de pós-graduação), o site Quero Bolsa é o lugar ideal você encontrar a sua vaga. E o melhor de tudo: com mensalidades bem menores. A plataforma também disponibiliza informações sobre os cursos e avaliações realizadas pelos próprios alunos. Legal, não é? Então dê uma olhada abaixo:

Bolsas de pós no QB

Outras instituições para fazer pós-graduação

Além da UFPE, citada nesse texto, também existem centenas de instituições de ensino que oferecem cursos de mestrado, doutorado, especialização e MBA. Veja abaixo algumas das mais buscadas no site do Quero Bolsa:


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54