Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Pós-graduação

Mestrado na UFPE conta com cursos profissionais e acadêmicos

Tire suas dúvidas sobre como funciona o programa de mestrado na UFPE

* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério

Cargos com maior concorrência geralmente exigem um número maior de especializações. E um mestrado pode ajudar (e muito) na hora de pleitear uma posição de maior destaque e responsabilidade no mercado – sem falar que a iniciativa também é válida para remunerações mais interessantes. Já pensou que massa fazer um mestrado na UFPE

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A Universidade Federal de Pernambuco conta com 82 cursos distribuídos em três campi: Caruaru (7 cursos, sendo 1 profissional), Recife (73 cursos, sendo 9 profissionais e Vitória (2).

campus UFPE
Mestrado na UFPE conta com cursos profissionais e acadêmicos

 

Como é o mestrado na UFPE?

Para o curso de mestrado exige-se graduação plena ou na modalidade tecnológica, realizada ou revalidada em cursos reconhecidos pelo MEC. Na UFPE existem duas modalidades de curso: acadêmico e profissional.

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O acadêmico é o mais comum e é procurado em sua maioria por profissionais que querem seguir a carreira acadêmica, ou seja, quem pretende fazer da pesquisa científica sua profissão. Já o mestrado profissional é buscado por quem anseia por capacitação profissional, ainda que isso também envolva pesquisa e produção de conhecimento. 

Esse segundo (mestrado profissional) foi o escolhido por Fernando Circino, diretor de Marketing em uma empresa de tecnologia de Pernambuco. Com mais de oito anos de experiência na liderança, condução de campanhas e parcerias de marketing, Circino conta que sentia a necessidade de se atualizar na área e também conquistar uma melhor posição na empresa.

“O universo de Marketing é muito volátil. Muito daquilo que você aprende hoje não serve amanhã”, explicou.

Fernando disse que concluiu o mestrado em Design na UFPE em 2018 e se orgulha em lembrar que o curso foi um dos primeiros a serem ofertados por uma universidade federal no país (motivo pelo qual também optou pela instituição – além de morar na cidade).

“Recife hoje é considerada um dos maiores polos tecnológicos do Brasil. Temos muitos profissionais buscando a região para estudar e a UFPE sempre foi muito transparente e atualizada com os assuntos propostos aos alunos”, e completou comemorando o networking feito na universidade, que resultou no cargo que ocupa hoje. “O nível dos meus colegas sempre foi fora da curva. Conheci o meu então diretor durante o mestrado e, depois de quase um ano meio na empresa assumi o posto de diretor em seu lugar. Ou seja, o mestrado pode te oferecer uma série de vantagens.”

Saiba mais:
+ Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
Como é fazer um mestrado?

 

Quais cursos de mestrado estão disponíveis na UFPE?

Além de Design, a UFPE oferece outros 81 cursos que vão desde Administração, Educação, Enfermagem, Letras, Nutrição a até Tecnologias Energéticas e Nucleares.

Entre um dos mais buscados e concorridos está o mestrado em Economia criado em 2010. O Programa dispõe de 20 vagas, o processo de seleção é anual e atualmente está ligado à Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), que é a responsável pela seleção para o processo de admissão da UFPE.

Dica: a prova do exame conta com 15 questões sobre Matemática, Estatística, Economia Brasileira, Macroeconomia, Microeconomia e Inglês. 

Entre as disciplinas obrigatórias do mestrado em Economia estão Estatística, Matemática, Microeconomia I, Macroeconomia I, Econometria I e Economia Agrícola. Outras 13 disciplinas eletivas completam a grade curricular do curso que tem duração mínima de um ano e máxima de 24 meses, contados a partir do mês e ano da matrícula inicial até o mês e ano da defesa de dissertação.

Você consegue verificar a lista completa dos cursos oferecidos no site oficial da Universidade Federal de Pernambuco.

gif estudante livros mestrado
Tire suas dúvidas sobre o mestrado na UFPE

 

Nota importante

Desde março a UFPE, assim como outras instituições de ensino, suspendeu as aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. No final de maio, o reitor da universidade, Alfredo Gomes, anunciou que as aulas de pós-graduação, mestrado e doutorado seriam retomadas, porém, de maneira remota. Uma boa notícia para dar sequência ao tão sonhado curso, não acha?

Bora começar o seu mestrado?

Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer um mestrado, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.

A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. 

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações