logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Mudanças no Sisu 2024: veja 4 novidades que você precisa saber

por Juliana Gottardi em 04/01/24

Na última sexta-feira (29), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. O documento estabelece regras, critérios e procedimentos para a seleção de candidatos a vagas em universidades públicas brasileiras, utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As inscrições no programa vão começar no dia 22 de janeiro e terminar no dia 25 do mesmo mês. Desta vez, serão 264.254 vagas, em 127 universidades brasileiras. 

sisu 2024

Leia mais: Calendário Sisu 2024; veja todas as datas
Sisu: documentos necessários para fazer a matrícula

O que muda no Sisu 2024?

O Sisu é um dos programas estudantis mais aguardados pelos vestibulandos. Isso porque ele permite o ingresso em instituições públicas de todo o país. Em 2024, o processo seletivo será um pouco diferente. 

As mudanças, muitas vezes, podem assustar os candidatos. Mas coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Átila Zanone, dá um conselho para os vestibulandos: manter a calma e a serenidade.  

Zanone explica porque os alunos não devem se desesperar com as novidades: "a vida é sempre olhar para frente. Então, a partir do momento que está instituída a mudança, mudou para todo mundo, mudou para todos os colegas, para todos os concorrentes dos seus respectivos cursos. Ou seja, continua sendo um sistema". 

Confira as principais mudanças a seguir:

1. Número de edições do programa por ano

Para começar, a primeira mudança é que o Sisu terá apenas uma edição em 2024. Até 2023, o programa era semestral, abrindo inscrições no início e no meio do ano.

“A soma das vagas continuará a mesma, o único ponto é que todos os candidatos já saberão no começo do ano se serão convocados ou não. Quem for convocado para o começo do ano, iniciará as aulas de imediato, e quem for convocado para o meio do ano, terá que esperar alguns meses para começar as aulas”, explica o coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon.

coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Átila Zanone, vê uma mudança na concorrência, por conta da diminuição de edições do programa. "Isso distorce um pouco a concorrência e faz com que as notas de cortes sejam mais definitivas. Então, no Sisu 2024, os estudantes poderão arriscar menos, terão que ser mais conservadores".

Zanone ainda acresenta: "vai ser um processo um pouco mais amargo para os estudantes que disputam os cursos de alta concorrência".

Simule sua nota

2. Funcionamento das cotas

Outra mudança importante para o Sisu 2024 é que o programa seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. 

Na prática, isso significa que todos os candidatos serão classificados, inicialmente, na mesma lista de ampla concorrência. “Os cotistas começarão a disputa de vagas pela ampla concorrência, ou seja, as vagas disponibilizadas para a ampla concorrência serão ocupadas por alunos cotistas e não cotistas”, esclarece Tuon.

Depois das vagas de ampla concorrência serem preenchidas, começará a disputa pelas vagas disponibilizadas apenas para os cotistas e somente eles poderão ocupá-las.

De acordo com o MEC, a mudança tem como objetivo “beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.  

O coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, Átila Zanone, vai ao encontro do que o MEC afirmou. Para ele, essa "é uma mudança que tende a favorecer os alunos que têm direito a cota".

Confira: PPI: entenda o que é e como funciona no Sisu, Prouni e Fies
Não passei no Sisu, Prouni e Fies, e agora?

3. Critérios de renda

A terceira mudança apontada por Tuon também está relacionada às regras de cotas. A partir dessa edição, o critério de renda familiar mensal caiu de 1,5 para 1 salário mínimo. Para o coordenador, a medida ajudará ainda mais as famílias de baixa renda.

Teste vocacional gratuito

4. Lista de espera

A lista de espera do Sisu 2024 também tem novidades. Agora, haverá apenas uma lista, que será utilizada durante o ano todo pelas instituições de ensino superior. Vale explicar que cada universidade possui suas próprias regras quanto ao procedimento para preencher vagas.

Opções além do Sisu

Além do Sisu, é possível entrar na faculdade de muitas outras formas. Uma delas é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Confira:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 instituições de ensino para você escolher:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54