Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Mudanças no Sisu 2026: saiba quais são as novidades deste ano

Sisu 2026 traz mudanças nas regras do processo seletivo, com uso de notas de edições anteriores do Enem e novas opções de ações afirmativas. Confira o que muda e o cronograma.

Em resumo:

  • Uso das notas do Enem ampliado: o Sisu 2026 passa a aceitar resultados das edições de 2023, 2024 e 2025, utilizando automaticamente a melhor média ponderada para cada curso.
  • Novas regras para ações afirmativas: além das vagas da Lei de Cotas, o candidato pode concorrer também às ações afirmativas próprias das instituições, sendo permitida a escolha de, no máximo, uma ação do tipo bônus e uma de reserva de vagas.
  • Edição maior e com cronograma definido: o Sisu 2026 amplia o número de vagas, cursos e instituições participantes e mantém calendário com inscrições em janeiro.

Veja mais detalhes a seguir!

As inscrições do Sisu 2026 estão abertas, e como nesta edição, o programa passou por mudanças, muitos candidatos ficam com dúvidas e não sabem ao certo quais são essas novidades.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para ajudar quem está se inscrevendo no sistema, a Revista Quero listou quais foram essas mudanças.

A seguir, entenda melhor quais foram as regras alteradas e os impactos disso na participação do programa.

mudanças no sisu 2026

Saiba mais: + Sisu 2026 tem regras diferentes para treineiros; entenda

O que muda no Sisu 2026?

Bom, de acordo com as informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu 2026 anunciou duas grandes mudanças no processo seletivo deste ano.

Em linhas gerais, elas envolvem as notas do Enem que podem ser utilizadas e as ações afirmativas (também conhecida como cotas) usadas na inscrição.

Confira a seguir!

1. O Sisu 2026 vai aceitar notas anteriores

A partir de agora, o Sisu considera o resultado das três últimas edições do Enem (nesse caso, 2023, 2024 e 2025).

O sistema vai usar a nota do Enem que traz a melhor média ponderada, levando em conta as cotas e a opção de curso, desde que a pessoa tenha tirado nota maior que zero na redação.

No caso de empate, vai ser considerada a edição do Enem em que a pessoa teve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido, conforme a ordem de prioridade.

Vale lembrar aqui uma coisa importante: apenas candidatos que tenham terminado o ensino médio podem concorrer a uma vaga no Sisu, por isso as notas de treineiros (estudantes que não terminaram o ensino médio e fazem o exame apenas para autoavaliação) não serão consideradas.

2. O Sisu 2026 vai aceitar modalidade de cotas das próprias instituições

Outra novidade deste ano do Sisu é que o candidato vai poder concorrer nas modalidades de reserva de vagas da Lei de Cotas e nas ações afirmativas próprias das instituições.

Na inscrição, vai ser preciso preencher um cadastro socioeconômico e indicar as modalidades de reserva de vagas que a pessoa deseja concorrer, caso se tenha o perfil para concorrer a essas vagas.

Depois de escolher em ordem de preferência o curso, o turno, a cidade e a instituição, é preciso escolher por uma ou mais modalidades de concorrência adotadas pelas instituições.

Será permitida a opção por, no máximo, uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas. 

Para facilitar, a gente colocou as informações em um quadro comparativo!

AspectoSisu 2025Sisu 2026
Uso das notas do EnemConsiderava apenas a nota do Enem 2024 para a participação no processo seletivo.Passa a considerar os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025) e seleciona automaticamente a melhor média ponderada para cada opção de curso.
Número de vagas e instituiçõesOfereceu 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.Maior edição da história: cerca de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos e 136 instituições públicas.
Critérios de participaçãoParticipação restrita a quem fez o Enem 2024, não zerou a redação e concluiu o ensino médio.Reforço de que apenas concluintes do ensino médio podem concorrer e uso estendido de edições anteriores do Enem.
Ações afirmativasOptar por uma ou mais entre as modalidades eventualmente adotadas pelas instituições em seus Termos de Adesão no(s)
curso(s) de opção.
Optar por uma ou mais modalidades de ações afirmavas eventualmente adotadas pelas instituições
em seus Termos de Adesão no(s) curso(s) de opção, observando sempre que será permitida a opção, no
máximo, por uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas.

Cronograma do Sisu 2026

Segundo o cronograma divulgado oficialmente pelo Ministério da Educação, o calendário do Sisu 2026 vai seguir as datas abaixo:

  • Inscrições: de 19 a 23 de janeiro de 2026;
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro de 2026;
  • Matrícula ou registro acadêmico: a partir de 2 de fevereiro de 2026;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026;
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: 11 de fevereiro.

Veja também: + Como ver as notas de corte do Sisu 2026?
+ Quando sai o resultado do Sisu 2026? Veja a data

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Simulador de notas de corte do Enem

Se você quer entrar na faculdade pelo Sisu ou outro programa governamental, o simulador de notas de corte do Enem, da Quero Bolsa, pode te ajudar a calcular suas chances de ser aprovado.

A ferramenta é 100% grátis, confira abaixo:

Além do Sisu, como entrar na faculdade?

Se você percebeu que a concorrência foi muito grande ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.

Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.

Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações