
Sisu 2026 tem regras diferentes para treineiros; entenda
Isabella Baliana | 19/01/26Veja como vai funcionar o Sisu 2026, quais mudanças afetam os treineiros e confira o cronograma completo do programa.
Veja como vai funcionar o Sisu 2026, quais mudanças afetam os treineiros e confira o cronograma completo do programa.
Em resumo:
Confira mais abaixo!
As inscrições do Sisu 2026 foram abertas nesta segunda-feira, 19 de janeiro, e seguem até sexta (23). Nesta edição, o programa passou por mudanças: agora, é possível concorrer usando a melhor nota entre as três últimas edições do Enem.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A novidade, porém, gerou insatisfação entre diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Isso porque, diferentemente de outros candidatos, quem participou do Enem como treineiro em anos anteriores não poderá usar essas notas no Sisu 2026, apenas a pontuação obtida como concluinte.
A seguir, entenda melhor como ficam as regras para os treineiros e quais são as próximas datas do programa.

Nota de corte Direito no Sisu 2026: qual pontuação é necessária?
No Sisu 2026, candidatos que fizeram o Enem como treineiros em anos anteriores não poderão utilizar essas notas para concorrer às vagas.
Além disso, mesmo que o estudante tenha participado das últimas três edições do exame, o sistema não permite que ele escolha qual nota deseja usar. Isso porque a própria plataforma do Sisu identifica automaticamente qual é a melhor média válida para cada curso, considerando apenas as edições em que o participante realizou o Enem sem ser treineiro.
Ou seja, enquanto candidatos que prestaram o Enem regularmente em edições anteriores (2023 e 2024) têm suas notas consideradas e comparadas automaticamente, os concluintes de 2025 entram na disputa apenas com a nota obtida no ano em que realmente concluírem o ensino médio.
A mudança gerou críticas entre estudantes concluintes do ensino médio nas redes sociais. Muitos relatam que se sentem em desvantagem, já que outros participantes podem ter mais de uma edição válida para concorrer, ampliando as chances de alcançar uma vaga, confira:



Segundo o coordenador do Curso Anglo, Rodrigo Machado, essa limitação não é uma escolha do estudante nem da própria plataforma, mas uma diretriz automática do MEC e do Inep.
“Quando o candidato informa que não vai concluir o ensino médio no ano em que está prestando o Enem, a plataforma já entende que ele é um treineiro e essa nota não é mais computada. Não tem muito o que fazer, isso é uma coisa do MEC e do Inep”, explica.
O coordenador também ressalta que, na prática, o impacto tende a ser menor do que parece, uma vez que o mais comum é que o aluno tenha um desempenho melhor no terceiro ano do que nas edições anteriores, justamente por ter estudado por mais tempo e acumulado mais conteúdo.
“Os casos em que isso não acontece são pontuais, mas o comum é que não aconteça isso, o comum é que o aluno no terceiro ano tem um desempenho melhor do que nos anos anteriores”, afirma.
A seleção do Sisu 2026 continua sendo feita com base nas notas do Enem, mas agora com uma diferença central: o sistema passa a considerar automaticamente a melhor nota entre as três últimas edições do exame (2023, 2024 e 2025) para cada curso escolhido, desde que o candidato não tenha feito essas provas como treineiro.
Na prática, o processo funciona em quatro etapas:
1. Escolha dos cursos
O candidato seleciona até duas opções de curso, podendo alterar essas escolhas durante todo o período de inscrição.
2. Definição da nota válida
O sistema cruza os dados do participante e identifica:
3. Acompanhamento das notas de corte
Durante os dias de inscrição, o Sisu atualiza as notas de corte diariamente, permitindo que o candidato veja em qual posição está e ajuste suas opções de curso conforme a concorrência.
4. Classificação final e chamadas
Após o encerramento das inscrições, o sistema gera a classificação geral com base na nota escolhida automaticamente, respeitando as regras de cotas e ampla concorrência.
Quem não for aprovado na chamada regular ainda pode manifestar interesse na lista de espera, que será utilizada pelas instituições.
Veja mais: Notas de corte do Sisu 2026 para Medicina: confira
+ Nota de corte Psicologia: quanto eu preciso tirar no Sisu 2026?
Podem participar do Sisu 2026 todos os candidatos que:
Assim, estudantes que fizeram o Enem como treineiros em anos anteriores até podem se inscrever, mas só poderão concorrer com a nota obtida como concluintes em 2025.
Nesta edição, o Sisu 2026 vai oferecer 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
Entre os cursos com mais oportunidades, o destaque é para:
Segundo o cronograma divulgado oficialmente, o calendário do Sisu 2026 é o seguinte:
Se você quer entrar na faculdade pelo Sisu ou outro programa governamental, o simulador de notas de corte do Enem, da Quero Bolsa, pode te ajudar a calcular suas chances de ser aprovado.
A ferramenta é 100% grátis, confira abaixo:
Se você percebeu que a concorrência foi muito grande ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar a começar uma faculdade.
Ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar utilizar a nota do Enem ou comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.