
Frases de Natal: confira 80 mensagens prontas
redacao revista quero | 23/12/25Veja frases e mensagens para postar, compartilhar ou enviar neste dia 25 de dezembro
Na língua portuguesa, existem algumas expressões que são parônimas, apresentando formas de escrita semelhantes ou iguais, mas com sentidos diferentes. Este é o caso das palavras “colher”, o utensílio que utilizamos para comer e do verbo “colher”, o mesmo que coletar ou apanhar.
Além desse fenômeno, o nosso idioma ainda é recheado de palavras e expressões que, mesmo com sentido diferente, tem o mesmo som, sendo classificadas como homófonas. Isso acontece com as palavras “caçar”, utilizada para se referir ao ato de procurar/apanhar um animal e “cassar”, com significado de anular, tornar sem efeito.
Esse texto trata-se de duas expressões que são, simultaneamente, parônimas e homófonas. Vem entender!
A dúvida sobre como usar de maneira correta as expressões “nada a ver” e “nada haver” pode ser de muita gente por aí. Na hora de escrever, ninguém quer fazer feio e cometer algum erro que poderia ser facilmente evitado, certo?
Veja também:
+ Teste de Português: veja como andam os seus conhecimentos para processos seletivos
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Haver é um verbo que pode significar, entre outras coisas, ter, possuir, considerar, existir, acontecer ou suceder.

Aqui está a primeira dica:
Quando este verbo tem o sentido de existir, ocorrer ou acontecer, ele é impessoal, sendo assim, empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal. Como, por exemplo:
A expressão “a ver” é usada quando queremos expressar uma comparação, para dizer que uma coisa tem relação com outra.
Exemplos:
A expressão “nada a ver” indica a falta de relação entre as duas coisas. Portanto, ela é um sinônimo das expressões “não tem relação com” ou “não diz respeito a”.
“Nada haver” é uma expressão menos usual, composta pelo advérbio “nada” e do verbo “haver”. Ela indica a não existência/ocorrência de algo.
Fique atento! A expressão “nada aver”, escrita sem h, não existe na língua portuguesa, estando, portanto, sempre errada.
A expressão “tudo a ver” é o oposto da expressão “nada a ver”, indicando a relação com outra coisa. Muitas vezes, “tudo a ver” pode ser usado como um reforço da expressão “ter a ver”.
Exemplos:
“Nada a haver” é a forma negativa da expressão “ter a haver”. Ela é pouco utilizada no nosso dia a dia, devendo ser empregada somente quando o sentido expressado é aquele de não ter nada a receber, em relação direta ao dinheiro.
Exemplos:
Veja mais:
+ Como se escreve? Veja as dúvidas de português mais comuns
+ Haja ou aja: como se escreve?
Desenvolvido em parceria com o Cursinho Apoio Reforço Escolar, esse plano de estudos é um cronograma mensal, em que, de segunda a sábado, você estuda uma disciplina por dia. Lá, é possível acessar dicas de estudo, como estudar para e redação e ficar por dentro de todos assuntos que podem cair na prova.
Também 100% gratuito, o Guia de Redação do Enem ensina tudo o que é necessário para ir bem na redação.
Além de aprender a escrever um texto dissertativo-argumentativo, você ainda confere quais são os critérios de correção, exemplos de redação nota 1.000 e dicas de quem é especialista no assunto!
Saiba mais:
Tem ou têm: como se escreve?
Por ora ou por hora: como se escreve?