Não me sinto preparado para entrar na faculdade. E agora?
Veja dicas que podem ajudar quem está em período pré-vestibular mas ainda não está confiante para entrar na faculdade.
Está chegando o momento da sua vida em que todos ao seu redor esperam que você decida uma profissão e comece a cursar uma faculdade, mas você não sente que está pronto para iniciar essa etapa da sua vida? Vamos conversar!
Dependendo da escola, durante o Ensino Médio os alunos são bombardeados por informações sobre faculdades, cursos, carreiras, e tantas outras coisas desse “mundo novo” que espera o estudante quando concluir essa fase da vida. Alguns desses alunos sentem-se animados, outros um pouco espantados.
Caso você esteja inseguro para iniciar uma graduação, primeiro é importante entender o que te causa essa insegurança e, a partir daí, buscar formas de trabalhar tais questões para ter certeza se é realmente válido postergar o ingresso ou se é possível encontrar a segurança que precisa para entrar na faculdade.
Falo abaixo sobre dois grandes motivos que geram insegurança em muitos jovens no momento que antecede o ingresso na faculdade, talvez você se identifique com algum deles.
Por receio de fazer a escolha errada
A adolescência é um período muito importante, é quando se começa, por exemplo, a definição de identidade e quando se avança o desenvolvimento social e, para muitas pessoas, pode ser uma fase um pouco conturbada por diversas razões. Afinal, é na adolescência que boa parte dos jovens precisa fazer uma importante decisão que é a escolha profissional.
Alguns adolescentes iniciam sua jornada pré-universitária de forma tranquila, conseguem identificar suas habilidades, interesses e fazem essa escolha de forma tranquila. Outros, que ainda estão no processo de formação e autoconhecimento, podem encontrar dificuldades de identificação com cursos e carreiras.
Se você não se sente preparado para a faculdade porque não consegue encontrar uma profissão com a qual se identifique, e tem receio de escolher um curso e descobrir já na faculdade que fez uma escolha desacertada, existem algumas atitudes que podem te ajudar nesse impasse.
Como, por exemplo, procurar um Psicólogo Orientador Profissional, mas, se você não tiver condições financeiras e o serviço não for ofertado gratuitamente em uma faculdade de Psicologia na sua região, existem algumas atitudes simples que podem trazer algum progresso.
Atitudes que podem te ajudar na escolha da profissão:
- Fazer testes vocacionais refletindo sobre as perguntas que envolvem suas habilidades;
- Refletir um pouco sobre as atividades que tem prazer em executar;
- Tentar identificar seus principais interesses;
- Conversar com pessoas que estão na faculdade, ou no mercado de trabalho, e pedir para que compartilhem suas histórias de decisão de qual carreira seguir;
- Pesquisar sobre profissões e mercado de trabalho, assistindo vídeos, palestras, etc.
Por receio de não acompanhar o ritmo de estudos
Não dá para que negar que o Ensino Superior é diferente do Ensino Médio, mas, caso você esteja se sentindo inseguro e com medo de ter uma rotina muito pesada, seria muito interessante, antes de pensar em desistir ou postergar o seu ingresso na faculdade, conhecer de perto a rotina de aulas e atividades de quem está na faculdade.
Você pode fazer isso conversando com universitários dos cursos que você considera fazer, pergunte a eles como funcionam os trabalhos que são feitos em casa, os seminários, as provas, etc.
Muitas universidades permitem que pessoas não matriculadas, mas que tenham interesse futuro de entrar na faculdade, participem de uma aula e conheçam o campus da instituição. Caso a faculdade que você já considerou estudar ofereça essa possibilidade, tente a experiência. Pode ser que a faculdade seja bem menos complicada que você imagina.
Caso sua dificuldade seja financeira, existem saídas além dos Programas do Governo
Para conseguir uma bolsa de estudo você nem precisa esperar pelo Enem. Com a ajuda do site Quero Bolsa você pode ter uma bolsa de até 75% em universidades privadas em diversas cidades do Brasil.
Para conseguir a sua bolsa de estudos é bem simples:
- Entre no site www.querobolsa.com.br;
- digite a cidade na qual você quer estudar e o curso que você quer fazer e até quanto você pode pagar;
- o site organizará uma lista com as faculdades da sua região que oferecem bolsas de estudos, deixando a mensalidade de um tamanho que cabe no seu bolso.
- gostou de uma bolsa? Basta clicar em “Detalhes desta Bolsa” para saber mais sobre a instituição de ensino e iniciar o processo de pré-matrícula.
Boa sorte!