Direito pelo SiSU Está Mais Fácil – Nota de corte Para Direito
Média Nota de corte para Direito no Sisu no 1º semestre foi a segunda mais baixa da história. Relação candidato/vaga para o curso foi a menor em 5 anos
Média da nota de corte para Direito no Sisu no 1º semestre foi a segunda mais baixa da história. Relação candidato/vaga para o curso foi a menor em 5 anos.
Nota de corte Para Direito está mais baixa
Foi mais fácil conseguir uma vaga nos cursos de Direito pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) no primeiro semestre de 2016. Na edição mais recente do programa a nota de corte média para cursar a graduação na área foi de 732: a segunda mais baixa da história, perdendo apenas para o primeiro semestre de 2015, quando a nota de corte média para o curso foi de 729.
A nota de corte é a pontuação mínima que o candidato precisa obter na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para participar do processo de seleção do SiSU, por meio do qual os alunos podem concorrer a vagas em faculdades públicas de todo o Brasil.
É possível observar no gráfico abaixo, que desde a primeira edição do SiSU em 2010, a nota de corte média para o curso de Direito está em ritmo de queda. No primeiro semestre deste ano também foi registrada a menor relação de candidatos por vaga para a área desde o primeiro semestre de 2011. A concorrência média para Direito foi de 38 candidatos por vaga, 8 a menos do que no mesmo período de 2015, e 10 a menos do que no início de 2014.
A queda da concorrência pode ser reflexo da redução das inscrições para os cursos de Direito pelo SiSU. Esta foi a primeira vez em que se registrou redução do número de inscrições nas provas para os cursos de Direito.
No primeiro semestre de 2016 o número de inscritos para cursos de Direito foi de 251 mil, quase 11 mil candidatos a menos do que no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 4,32%.