O que priorizar faltando 1 mês para o Enem?
Agora que a maratona está prestes a terminar, o maior erro que muitos candidatos cometem é tentar abraçar todo o conteúdo de uma só vez, o que geralmente resulta em mais frustração do que aprendizado.
A chave está em filtrar o que realmente importa, aponta o Coordenador Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Luis Felipe Tuon.
“Esse é o momento de organizar uma rotina de revisão, priorizando o que já foi estudado ao longo do ano. O estudante deve ter uma abordagem mais objetiva, voltada à retomada de conteúdos essenciais e resolução de provas anteriores”, aconselha o especialista.
Quais disciplinas priorizar na reta final do Enem?
Entre as dúvidas mais comuns dos estudantes, está quais disciplinas estudar na reta final para o Enem. Muitos participantes não sabem se devem focar nas matérias que têm dificuldade ou investir na revisão das que tem mais afinidade.
O coordenador Tuon esclarece a questão: “depende do perfil do aluno, mas, de modo geral, as disciplinas que apresentam maior peso e interdisciplinaridade como Matemática, Ciências Humanas e Redação merecem uma atenção especial. São áreas que costumam reunir diferentes competências e exigem interpretação, análise de dados e boa gestão de tempo”.
Como o aluno pode equilibrar revisão teórica e prática?
O coordenador Tuon explica que o ideal é conciliar a revisão teórica e prática. Ou seja, o estudante primeiro deve estudas os conceitos e, em seguida, testar o conhecimento com questões anteriores.
“Essa alternância reforça a memorização e ajuda a identificar possíveis lacunas. Além disso, resolver provas anteriores do Enem é uma das melhores formas de se preparar, já que permite compreender o estilo da banca e o tempo de execução”, aponta o especialista.
Principais erros que os estudantes cometem no mês que antecede o Enem
Para o professor Tuon, o erro mais comum que os estudantes cometem na reta final do Enem é querer aprender novos conteúdos. “Isso tende a gerar ansiedade e dispersar a energia em vez de consolidar o que já foi assimilado”, comenta.
Outro equívoco é negligenciar o descanso e o bem-estar, porque o desempenho na prova depende também de fatores emocionais e físicos. Pensando nisso, o conselho do Luis Felipe Tuon é equilibrar estudo e autocuidado, manter uma rotina regular de sono e evitar o excesso de horas de estudo seguidas.
Como manter a motivação na reta final do Enem?
Além de todas as dicas acima, Tuon adiciona a importância de manter a motivação durante a reta final. Para ele, manter o foco nessa etapa requer disciplina e confiança na própria trajetória.
“O aluno deve lembrar que a preparação foi construída ao longo do ano e que esse último mês é apenas o momento de consolidar. Estabelecer metas curtas e alcançáveis, revisar em grupo e preservar momentos de lazer leve ajudam muito a manter a motivação”, sugere o coordenador pedagógico.