
O que priorizar faltando 1 mês para o Enem?
Juliana Gottardi | 09/10/25Faltando um mês para o Enem, veja quais são as prioridades nessa reta final
Faltando um mês para o Enem, veja quais são as prioridades nessa reta final
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Faltam apenas 30 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 — a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil — e milhões de estudantes em todo o país vivem a mesma dúvida: o que priorizar nesta reta final?
Nessa fase, definir uma rota de estudo eficiente pode ser o fator decisivo entre alcançar a tão sonhada vaga na universidade ou ter que esperar mais um ano. “É importante manter uma rotina realista, que combine estudo e descanso, para evitar o esgotamento”, orienta o Coordenador Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Luis Felipe Tuon.
As provas, que acontecem em dois domingos consecutivos, já têm data marcada: 9 e 16 de novembro. Com pouco tempo restante, é hora de adotar uma rotina bem planejada e aproveitar ao máximo cada conteúdo que pode ser cobrado.
Leia mais: Enem 2025: veja os 5 temas de atualidade mais prováveis para a prova
+ Por que as músicas da Taylor Swift podem cair no Enem? Entenda!
Agora que a maratona está prestes a terminar, o maior erro que muitos candidatos cometem é tentar abraçar todo o conteúdo de uma só vez, o que geralmente resulta em mais frustração do que aprendizado.
A chave está em filtrar o que realmente importa, aponta o Coordenador Pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Luis Felipe Tuon.
“Esse é o momento de organizar uma rotina de revisão, priorizando o que já foi estudado ao longo do ano. O estudante deve ter uma abordagem mais objetiva, voltada à retomada de conteúdos essenciais e resolução de provas anteriores”, aconselha o especialista.
Entre as dúvidas mais comuns dos estudantes, está quais disciplinas estudar na reta final para o Enem. Muitos participantes não sabem se devem focar nas matérias que têm dificuldade ou investir na revisão das que tem mais afinidade.
O coordenador Tuon esclarece a questão: “depende do perfil do aluno, mas, de modo geral, as disciplinas que apresentam maior peso e interdisciplinaridade como Matemática, Ciências Humanas e Redação merecem uma atenção especial. São áreas que costumam reunir diferentes competências e exigem interpretação, análise de dados e boa gestão de tempo”.
O coordenador Tuon explica que o ideal é conciliar a revisão teórica e prática. Ou seja, o estudante primeiro deve estudas os conceitos e, em seguida, testar o conhecimento com questões anteriores.
“Essa alternância reforça a memorização e ajuda a identificar possíveis lacunas. Além disso, resolver provas anteriores do Enem é uma das melhores formas de se preparar, já que permite compreender o estilo da banca e o tempo de execução”, aponta o especialista.
Para o professor Tuon, o erro mais comum que os estudantes cometem na reta final do Enem é querer aprender novos conteúdos. “Isso tende a gerar ansiedade e dispersar a energia em vez de consolidar o que já foi assimilado”, comenta.
Outro equívoco é negligenciar o descanso e o bem-estar, porque o desempenho na prova depende também de fatores emocionais e físicos. Pensando nisso, o conselho do Luis Felipe Tuon é equilibrar estudo e autocuidado, manter uma rotina regular de sono e evitar o excesso de horas de estudo seguidas.
Além de todas as dicas acima, Tuon adiciona a importância de manter a motivação durante a reta final. Para ele, manter o foco nessa etapa requer disciplina e confiança na própria trajetória.
“O aluno deve lembrar que a preparação foi construída ao longo do ano e que esse último mês é apenas o momento de consolidar. Estabelecer metas curtas e alcançáveis, revisar em grupo e preservar momentos de lazer leve ajudam muito a manter a motivação”, sugere o coordenador pedagógico.
Se você vai fazer o Enem 2025 e quer otimizar sua preparação nessa reta final, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. O Preparadão Enem é uma comunidade com participação gratuita que envia dicas, materiais e muito mais. Veja:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.