Para ajudar você a decifrar isso, a Revista Quero foi pesquisar sobre o assunto e trouxe as respostas para você conhecer o real significado da campanha do Maio Amarelo!
Afinal, qual é o significado do Maio Amarelo?
Em resumo, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
A ideia com a campanha é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de uma forma geral.
A escolha da cor amarela se deu por uma questão de a cor simbolizar atenção e advertência no trânsito, com a mesma lógica dos semáforos em todo o mundo.
Como e quando surgiu o movimento do Maio Amarelo?
Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o movimento do Maio Amarelo surgiu como resposta ao grande número de acidentes com vítimas no trânsito brasileiro, que historicamente ocupa as primeiras posições nos rankings globais de mortalidade viária.
A escolha do mês de maio se deu porque, em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, chamando os países a adotarem medidas mais concretas para a redução dos acidentes.
Assim, surgiu o Maio Amarelo para despertar a atenção da sociedade para a urgência do tema.
Temas das campanhas do Maio Amarelo ao longo dos anos
Confira a seguir os slogans das campanhas do Maio Amarelo ao longo de mais de 10 anos de conscientização (de 2014 a 2025).
2014 – Atenção pela vida A primeira campanha oficial do Maio Amarelo teve foco no alto número de mortes no trânsito.
2015 – Seja você a mudança No ano seguinte, o slogan trazia mais responsabilidade para as pessoas de uma forma em geral e o recado de que mudanças de comportamento começam pelas próprias pessoas repensando suas ações.
2016 – Eu sou + 1 por um trânsito + humano Incentivava o comprometimento das pessoas com ações seguras e cidadãs no trânsito.
2017 – Minha escolha faz a diferença Trouxa mais uma vez a reflexão de que a conscientização e as escolhas individuais fazem muita diferença.
2018 – Nós somos o trânsito Reforçava a ideia de que o comportamento das pessoas (seja de motoristas ou pedestres) é o principal fator de segurança (ou risco) no trânsito.
2019 – No trânsito o sentido é a vida Uma tentativa de conscientização por meio dos mais novos para mais segurança no trânsito.
2020 – Perceba o risco, proteja a vida Campanha que aconteceu de forma online por causa da pandemia e chamou a atenção do público para a importância da faixa de pedestre.
2021 – Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito Focava na empatia e no cuidado mútuo entre todos os que compartilham o espaço viário.
2022 – Juntos salvamos vidas Trazia a importância do coletivo para mudanças efetivas no trânsito.
2023 – No trânsito, escolha a vida Um chamado à escolha consciente por atitudes seguras, reforçando o protagonismo de cada um.
2024 – Paz no trânsito começa por você Destacava que a transformação começa com as pequenas decisões diárias.
2025 – Mobilidade Urbana, responsabilidade humana Traz a importância de atenção e calma em uma sociedade cada vez mais acelerada e com pressa de fazer as coisas.
Fonte: Portal ONSV
Como participar do Maio Amarelo
Qualquer pessoa, instituição ou empresa pode participar do movimento e ajudar na construção de um trânsito mais seguro. Confira abaixo algumas ações que podem ser implementadas:
Usar roupas ou acessórios amarelos durante o mês de maio, para espalhar visualmente a mensagem do movimento.
Compartilhar conteúdos nas redes sociais, utilizando as hashtags oficiais do movimento como #MaioAmarelo e #PazNoTrânsito.
Promover conversas em família, no trabalho ou na escola sobre atitudes seguras, respeito às leis e empatia no trânsito.
Organizar palestras e treinamentos sobre segurança no trânsito com especialistas ou representantes de órgãos como o Detran e a PRF.
Realizar campanhas internas para colaboradores com foco em direção defensiva, uso consciente do celular ao volante e respeito aos pedestres.
Iluminar fachadas e pontos públicos com a cor amarela, como forma simbólica de adesão ao movimento.
Cursos de trânsito: capacitação para um trânsito mais seguro
Bom, depois de entender melhor a campanha do Maio Amarelo, deve ter dado para perceber a importância dele nos dias de hoje, certo?
Se você se interessou pelo tema, pode também fazer alguns cursos que envolvem segurança no trânsito em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Cursos disponíveis com bolsa de estudo
Na Quero Bolsa, é possível encontrar diversas opções de cursos livres, técnicos e profissionalizantes na área de trânsito, com bolsas de até 80% de desconto. Clique no botão abaixo para conferir as ofertas: