Qual a área da Farmácia que ganha mais?
Dentre as diversas áreas nas quais o farmacêutico pode trabalhar, aquelas com maiores remunerações são ligadas à toxicologia. As análises toxicológicas se restringem sobre formas de controlar a exposição intencional ou não intencional a substâncias tóxicas e os níveis de intoxicação observados em um indivíduo ou material que já teve sua exposição confirmada.
O profissional dedicado a esse campo da ciência pode trabalhar na iniciativa pública ou privada, em laboratórios de análises clínicas, em perícias criminais e em laboratórios de análises ambientais, por exemplo.
Atualmente, treze especialidade em toxicologia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) sendo elas toxicologia ambiental, toxicologia analítica, toxicologia clínica, toxicologia de alimentos, toxicologia de cosméticos, toxicologia de emergência, toxicologia de medicamentos, toxicologia desportiva, toxicologia experimental, toxicologia forense, toxicologia ocupacional, toxicologia veterinária e toxicogenética.
O piso salarial em todas essas especialidades é fixado em R$ 6.387,32. O teto salarial é de R$ 10.132,06.
Como se tornar um farmacêutico?
Para se tornar um farmacêutico, o estudante precisa concluir o curso de bacharelado em Farmácia e fazer seu registro junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF). Nas instituições de ensino superior brasileiras, essa formação tem duração média de cinco anos.
Nos primeiros anos do curso o estudante terá matérias básicas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, como Biologia Celular e Bioquímica Básica, além de algumas disciplinas das Ciências Humanas, como Ética e de Exatas, como Cálculo.
Entre os conteúdos específicos, o aluno de Farmácia cursará disciplinas como Bioquímica Clínica, Gestão Farmacêutica, Parasitologia e Química Farmacêutica. Na maioria das instituições, o futuro farmacêutico terá horas de estágio supervisionado para cumprir e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia Também: Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Farmácia