
Problemas para ver o resultado do Sisu 2026? Saiba o que fazer
Juliana Gottardi | 29/01/26Entenda o que você precisa fazer para conferir o resultado, o que fazer depois da divulgação e como participar da lista de espera, caso necessário
Entenda o que você precisa fazer para conferir o resultado, o que fazer depois da divulgação e como participar da lista de espera, caso necessário
Em resumo:
Continue lendo e entenda melhor!
O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível. A seleção de candidatos para mais de 274 mil vagas nas instituições públicas de ensino superior do Brasil foi divulgada nesta quinta-feira (29), e os estudantes agora podem conferir sua situação no programa.
Se você tentou consultar a informação e encontrou dificuldades, não se preocupe, você não está sozinho. Às vezes, o sistema pode apresentar instabilidade devido ao grande volume de acessos ou outros imprevistos técnicos.
Mas há algumas etapas que você pode seguir para solucionar o problema e garantir que sua matrícula ou próxima ação não sejam comprometidas. Confira!

Leia mais: Quantas chamadas tem o Sisu 2026?
+ Quer estudar na PUC com bolsa do Prouni 2026.1? Veja as opções
O resultado do Sisu pode ser acessado diretamente na página do candidato, neste link. Se você participou do processo seletivo, basta fazer login com os dados fornecidos no momento da inscrição para verificar se foi selecionado na chamada regular.
Caso essa etapa esteja dando erro, não se desespere. Existem algumas hipóteses para esse problema. Abaixo, confira o que pode estar acontecendo na hora de acessar o resultado e o que você deve fazer em cada caso.
O alto número de acessos simultâneos ao portal do Sisu pode sobrecarregar o sistema, causando lentidão ou falhas de carregamento. Algumas soluções são:
Erros no login podem ocorrer devido ao uso incorreto de dados (como CPF ou senha), ou uma falha temporária no sistema. Algumas formas de resolver a questão são:
Isso pode ocorrer devido a instabilidades nos servidores do Sisu ou à alta demanda de acesso. Nessa hora, vale tentar algumas medidas:
Pode haver problemas temporários ao tentar acessar a lista completa de classificados ou de candidatos convocados para matrícula. Entre as formas de solucionar a situação, estão:
Confira: Como vai funcionar a lista de espera do Prouni 2026?
+ Quem pode se inscrever no Fies 2026.1? Confira regras
Se você não foi aprovado na chamada regular, ainda tem a chance de garantir uma vaga por meio da lista de espera. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026. A lista de espera será formada com base na classificação dos candidatos que se inscreverem.
Se você for convocado a partir da lista de espera, deverá seguir o cronograma de matrícula da instituição de ensino para a qual foi chamado.
Os candidatos selecionados devem realizar a matrícula diretamente na instituição em que foram aprovados. O processo varia de acordo com cada universidade ou instituto federal, por isso é fundamental consultar o site oficial da instituição para saber:
Lembre-se de que a matrícula só será confirmada se o candidato cumprir todos os requisitos e entregar a documentação dentro do prazo estabelecido.
Em 2026, o Sisu oferece mais de 274 mil vagas distribuídas entre 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios de todo o Brasil.
Essa edição do programa é a maior da história, com um aumento de 5% em relação ao Sisu 2025. Isso significa 13 mil vagas a mais para os estudantes interessados em ingressar no ensino superior público.
Do total de vagas, 54,3% (148,9 mil vagas) são destinadas às ações afirmativas, incluindo a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/12), que garante o acesso de estudantes de escolas públicas e de baixa renda a vagas nas universidades e institutos federais.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Confira as principais datas do Sisu 2026:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.