
Vale a pena se inscrever no Prouni antes do resultado do Sisu? Entenda
Juliana Gottardi | 27/01/26Estudantes têm desabafado nas redes sociais sobre os dois processos seletivos ocorrerem ao mesmo tempo
O edital do Fies 2026.1 já saiu. Confira os critérios de renda, exigências do Enem e quem pode disputar o financiamento.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
O edital do primeiro semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 já foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, as inscrições do Fies acontecem de 3 a 6 de fevereiro, exclusivamente pela internet.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Criado para facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas, o Fies permite o financiamento das mensalidades com condições diferenciadas.
A seguir, confira quem pode participar do Fies 2026 e entenda como funciona o programa, de acordo com as regras previstas no edital.

Para se inscrever no Fies 2026.1, o candidato precisa cumprir uma série de requisitos definidos pelo MEC. O principal deles é ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo exigido nas provas.
De acordo com o edital, podem participar do Fies os estudantes que:
Diferente de outros programas do governo, o edital também permite a participação de candidatos que já concluíram o ensino superior, desde que atendam a todos os critérios estabelecidos.
Para aqueles que já participaram do Fies, segundo o edital, é possível usar novamente para uma segunda graduação, mas nesse caso, é preciso estar em dia com o pagamento, não estando inadimplente ou já ter quitado integralmente o financiamento anterior.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo sistema do Fies no Portal Acesso Único, onde o estudante pode consultar vagas, cursos e instituições disponíveis.
Saiba mais: Que horas abre a inscrição do Fies 2026.1
Sim. O Fies não exige, obrigatoriamente, a participação no Enem 2025 para a inscrição em 2026. O candidato pode utilizar o desempenho obtido em qualquer edição do Enem realizada desde 2010, desde que alcance a pontuação mínima exigida pelo programa.
Isso significa que estudantes que fizeram o Enem em anos anteriores (e não participaram da edição mais recente), ainda podem concorrer ao financiamento, desde que:
O Fies 2026.1 conta com duas principais modalidades de financiamento, Fies e Fies Social, definidas de acordo com a renda familiar do candidato.
O Fies Social é voltado a estudantes em situação de maior vulnerabilidade econômica. Podem participar candidatos que:
Uma das principais características dessa modalidade é a possibilidade de financiamento de até 100% do valor da mensalidade, respeitado o limite definido para o curso e a instituição. O objetivo é garantir que estudantes de baixa renda consigam ingressar e permanecer na graduação.
Já o Fies tradicional é destinado a candidatos com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Nessa modalidade, podem participar estudantes que:
Nesse caso, o percentual financiado pode variar de acordo com a renda do estudante, o curso escolhido e a política da instituição de ensino. As condições de pagamento e os prazos seguem as regras definidas pelo MEC e pelos agentes financeiros.
Se você está de olho na oportunidade de estudar e entrar na faculdade ainda esse ano, saiba que os programas do governo não são a única alternativa.
Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80%, sem a necessidade de comprovar renda e ter feito o Enem. Confira:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.