Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Projeto Augusta: todos juntos para prevenir a hepatite C

Confira como foi o Projeto Augusta, uma ação que a Faculdade das Américas (FAM) realizou com seus alunos para um teste de hepatite.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Faculdade das Américas (FAM) realizou um teste de hepatite com os moradores da região da Av. Paulista, em São Paulo (SP), e a distribuição de mais de 500 preservativos.

Os alunos de todos os cursos da área da Saúde da faculdade trabalharam como voluntários nessa ação. Ao todo, 170 testes foram feitos. Apenas um apresentou resultado positivo e terá o acompanhamento da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, que vai prestar toda assistência necessária gratuitamente.


Equipe de voluntários que trabalhou na ação


A iniciativa faz parte do Projeto Augusta, idealizado pelos professores Claudia Morena Rosa e Leonardo Sokolnik de Oliverira , responsáveis pela unidade curricular MAD
(Mecanismo de Agressão e Defesa), e alerta sobre os perigos da hepatite C, uma
doença causada pelo vírus VHC ou HCV e transmitida por meio de transfusões de sangue, instrumentos contaminados de aplicar piercings e fazer tatuagens e até mesmo por utensílios de salão de beleza que não são esterilizados.

O teste para verificação da doença é feito com a análise do sangue. O método é o mesmo do exame de diabetes, com aquela picada no dedo. O resultado fica pronto em cerca de 10 minutos. Caso ele seja positivo, é recomendado fazer um exame de sangue laboratorial para a análise do material genético do vírus.

É muito importante que todos façam esse exame, porque a doença não apresenta sintomas em 95% dos casos. É muito comum um diagnóstico em estágio avançado.

Segundo a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil têm o tipo C da doença, mas só 12 mil sabem e estão sendo tratadas.

Se você já fez o exame, está de parabéns! Previna-se sempre! Leve seu próprio material ao salão de beleza e confirme se a esterilização é feita adequadamente. 

Caso você ainda não tenha realizado o exame, compareça ao posto de saúde mais próximo de sua casa e peça para fazer o teste. Ele é totalmente gratuito.

Cuide-se. Faça a sua parte!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações