Quais tipos de TCC o estudante de Jornalismo pode fazer na Unip?
Veja as possibilidades que um estudante de Jornalismo da Unip tem para concluir o curso
O Trabalho Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Paulista (Unip) passou por mudanças recentemente. Agora, é feito individualmente e dá liberdade ao aluno de Jornalismo escolher se fará monografia ou algum produto jornalístico. Mas o que é uma monografia? E um produto? A Revista Quero te explica o que é cada um o que para você fazer o melhor trabalho!
Monografia
A monografia é uma dissertação sobre um assunto a escolha do aluno. É o principal tipo de texto científico e, como todas as outras modalidades, é individual.
Produtos jornalísticos
O produto pode ser um livro reportagem, livro fotográfico, grande reportagem, documentário e etc. O ponto comum de todos eles é que, em todos os casos, deve-se desenvolver um memorial descritivo. Mas cada um tem suas regras. Vem entender!
-
Livro reportagem
O livro reportagem é um ramo que une a literatura e o jornalismo. Trata-se de uma narrativa da reportagem, formato não suportado pelos meios de comunicação comuns. Na Unip, o tamanho mínimo para este formato de TCC é 130 mil caracteres.
-
O livro fotográfico
É uma coleção de fotos que deve mostrar a realidade. Ou seja, retratar os acontecimento do que você quer mostrar sem interferir de qualquer maneira. São necessárias pelo menos 40 fotos para esta opção.
-
O documentário
Pode ser classificado como um filme não ficcional. A ideia de um documentário como TCC deve abordar a importância de certo assunto para a sociedade e conter um “valor notícia”, por assim dizer.
-
Reportagens
As reportagens para o TCC devem ser no formato de grande reportagem. Mas, no geral, a reportagem é a união de testemunhos, fatos e/ou documentos de interesse público a serem amplamente veiculados.