Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b

Qual foi o meu desempenho no curso de Sistemas de Informação da Estácio?

por André Arioli em 05/07/18

Semestre vai, semestre vem. Para alguns é motivo de felicidade, para outros nem tanto. O final de semestre é sempre uma emoção para o estudante, onde se decide se ele finalmente vai poder dormir um pouco mais, por estar de férias, ou se vai continuar estudando para finalmente conseguir ser aprovado.

Pessoalmente, sempre tive menos tensão nesses períodos de provas e no fim do semestre que os meus colegas. Quando ainda fazia minha graduação presencial, sentia todos meus colegas nervosos, aflitos e na minha visão aquilo mais atrapalhava eles do que ajudava. Por algum motivo, mesmo eu sendo uma pessoa bem ansiosa, aquilo não me afetava e conseguia garantir uns pontos extras nas provas apenas por manter a minha sanidade.

Neste ano de 2018, então, ingressei no curso de Sistemas de Informação na Estácio e tive minhas notas divulgadas há quase uma semana. Finalmente estou de férias e conclui o semestre de forma relativamente tranquila: minha média semestral foi nota 10. Não me entenda mal: o objetivo desse texto não é de me exibir, afinal de contas, notas são apenas números.


Claramente que fico feliz por ter tirado essas notas, afinal, me dediquei no semestre para isso. Entretanto, tirei conclusões com essas notas, que me possibilitaram analisar meu semestre como um todo e aprimorar os meus meios de estudo. Aqui, então, quero compartilhar com vocês o que aprendi com esse semestre no EaD da Estácio e algumas dicas que podem ajudar vocês.

Assistir as aulas é bom, mas fazer exercícios é mais do que bom

Não é muito comum ouvir universitários reclamando – na verdade, não só universitários – que o conteúdo ministrado pelo professor não tem tanta semelhança com o que foi ensinado em aula e isso tem um motivo. Ouvir seu professor falar e fazer anotações é realmente bem bacana e você aprende muita coisa. Entretanto, você só aprende de fato quando efetivamente FAZ algo.

Realizar exercícios, praticar aquilo que se viu em aula. São exemplos simples, mas poderosos, que com certeza vão ajudar vocês a turbinarem suas notas. Nós, alunos da Estácio, somos privilegiados, pois temos acesso a um banco de questões para cada disciplina, em que podemos treinar o que foi visto em aula.


Se matar de estudar é de longe a pior opção

Isso parece ser um tipo de tradição em nosso país: as pessoas deixam, tudo o que é possível, para a última hora. E claro, os estudos não ficaram fora dessa. Admito que fiz bastante disso no Ensino Médio, mas corrigi antes mesmo de sair da escola. Algumas pessoas, infelizmente, ainda alimentam esse vício.

Resultado? As pessoas estudam tudo de forma corrida, sem um método, sem realizar exercícios, sem qualidade e de forma atropelada. Além de prejudicar a saúde, já que muitos deixam de dormir para conseguir ver todo o material madrugada a fora, prejudica a sua vida acadêmica e a possibilidade de garantir conhecimento.

Como podem ver, não há fórmulas mágicas e basta apenas algumas pequenas atitudes nossas para que o estudo seja cada vez mais proveitoso e menos cansativo. Espero que essas pequenas dicas – e esse grande relato – possam ajudar alguém que está enfrentando a barra das provas semestrais.

Tags

Universidades

O que você achou deste artigo?

44b2bf06763ecf82840f8e534cedad96ce514051 3a0f35705cf17b6195d42728a19d56943c07144b

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2018 CNPJ: 10.542.212/0001-54