Quando começa a inscrição do Fies 2024.2?
Saiba quando começam as inscrições para o Fies 2024.2 e como se preparar para o processo seletivo.
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são aguardadas ansiosamente por muitos estudantes que buscam ingressar no ensino superior com o apoio financeiro do governo.
O calendário oficial para as inscrições do Fies é divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) geralmente no início de cada semestre letivo. Por isso, os interessados na edição 2024.2 já estão curiosos para saber quando as inscrições começam.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Vale lembrar que as datas de inscrição do Fies são extremamente importantes, pois o processo é realizado em um curto período de tempo, e o estudante deve estar atento para não perder essa oportunidade.
Além das inscrições, é importante acompanhar as datas relacionadas às demais etapas do processo seletivo, como a divulgação dos resultados, a chamada para a complementação da inscrição e a assinatura do contrato junto ao banco. Confira a seguir!
Leia mais: Faculdades de Medicina que aceitam o Fies
+ O que é conceito de curso no Fies?
Quando começa a inscrição do Fies 2024.2?
As inscrições para o Fies costumam ocorrer em duas edições anuais: no primeiro e no segundo semestre. Para a edição do meio do ano de 2024, as inscrições estão previstas para o período de 22 a 27 de agosto. A informação está disponível na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com a página oficial do Fies, a divulgação da lista de candidatos aprovados para o Fies 2024.2 está prevista para o dia 9 de setembro. No entanto, é importante destacar que o Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou possíveis alterações nessas datas, assim como ainda não publicou o edital oficial.
Simulador de notas de corte do Enem
Como se inscrever no Fies?
O processo de inscrição no Fies é feito exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do programa. Para se inscrever, o estudante precisa acessar o portal do Fies durante o período de inscrição e seguir as orientações disponíveis na plataforma.
É necessário informar dados pessoais, escolher até três opções de cursos e instituições, e ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação. Além disso, é importante ter uma renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Veja também: 24 cursos para fazer depois do ensino médio
+ 7 cursos que as empresas mais pedem
O que é o Fies?
O Fies é um programa do Governo Federal, que oferece condições facilitadas para o pagamento das mensalidades de cursos em instituições privadas. A iniciativa permite que o aluno pague apenas uma parte durante o curso, e o restante seja quitado após a conclusão da graduação, com prazos e juros acessíveis.
Alternativas além do Fies
Se você quer entrar na faculdade ainda esse ano, saiba que o Fies não é a única alternativa. Uma das possibilidades é a Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80%, sem a necessidade de comprovar renda e ter feito o Enem. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: