
Conclave: 10 símbolos que você verá e o que eles significam
João Marcondes | 06/05/25Durante o conclave, uma série de símbolos e rituais marcam o processo e indicam ao público o andamento da eleição papal.
Os bastidores para a eleição do novo papa já estão em movimento. A expectativa é que o conclave (processo para eleição do novo pontífice) tenha início no dia 7 de maio (quarta-feira), reunindo 133 cardeais de todo o mundo.
Na data, os sacerdotes se instalarão no interior do Vaticano para dar início ao processo de votação. O desfecho será a eleição do novo pontífice, que precisa obter dois terços dos votos do colegiado.
O conclave tem seu início marcado para esta quarta-feira (7), às 10h locais (5h no horário de Brasília), quando será celebrada a Missa Pro Eligendo Pontifice. O ato antecede o início das votações e reunirá cardeais de todo o mundo na Capela Sistina.
Após o fim da cerimônia, às 12h (no horário de Brasília), acontecerá o extra omnes, uma ordem para que todos aqueles que não possuem ligação direta com a eleição do novo papa deixem as instalações da Capela.
Com os atos litúrgicos concluídos, os cardeais e as equipes de apoio serão isolados no interior da Capela Sistina, dando início ao processo de votação secreta, que deve se estender até que haja um veredito.
O conclave é o processo de votação secreta indicada para a escolha de um novo papa. Ele reúne cardeais de todo mundo, que permanecem isolados dentro do Vaticano até que um novo pontífice seja eleito.
Durante todo o período, os membros estão proibidos de se comunicar com o exterior e frequentam votações diárias que acontecem em rodadas.
Para cada votação, os cardeais recebem cédulas, a grafam com o nome do escolhido e depositam em uma urna. Em sequência, os votos são lidos e contados pelo dirigente, que indica se houve ou não a maioria necessária para a eleição do novo papa.
Tradicionalmente, ocorrem até quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. Após cada sessão, os papéis são queimados em uma fornalha especial. A fumaça que sai da chaminé sinaliza o resultado: fumaça preta indica que ainda não houve escolha; fumaça branca confirma que um novo papa foi eleito.
Não há prazo definido para o fim do conclave. Ele se encerra apenas quando um dos candidatos atinge dois terços dos votos dos cardeais.
Em média, o processo dura de dois a quatro dias, mas há registros históricos de conclaves que se estenderam por semanas.
Nos primeiros dias, o ritmo costuma ser mais lento, com discussões informais entre os cardeais. Caso o impasse persista, novas estratégias e consensos são buscados para viabilizar uma escolha.
Assim que um cardeal atinge a maioria necessária e aceita o cargo, ele é oficialmente declarado papa. Um dos cardeais pergunta se o eleito aceita a escolha e, em caso afirmativo, qual nome deseja adotar como pontífice. A tradição de escolha de um novo nome remonta ao século VI.
Em seguida, o novo papa é conduzido a uma sala reservada, conhecida como Sala das Lágrimas, para se vestir com as roupas papais. Pouco depois, o cardeal protodiácono aparece na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar ao mundo a eleição com a frase: Habemus Papam (temos papa).
Quer melhorar o seu currículo e conquistar as melhores oportunidades no mercado de trabalho? Saiba que a faculdade pode ser a sua aliada.
Ao concluir o ensino superior, você pode concorrer às melhores vagas e alcançar as maiores remunerações do mercado, seja para vagas no setor público ou privado. E se você quer estudar com desconto, conheça a Quero Bolsa.
No site, você encontra milhares de bolsas de estudos para cursos de todas as áreas do conhecimento. São ofertas com até 90% de desconto, válidas para toda a formação e em diferentes modalidades.
Está esperando o quê? Garanta a sua bolsa de estudos e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso clicando no botão abaixo:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.