O gabarito do Enade 2025 será divulgado até o dia 5 de dezembro.
Os resultados serão disponibilizados no dia 8 de setembro de 2026.
A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 acontece neste domingo (23) e promete mobilizar milhares de acadêmicos em todo o país.
Com o fim da aplicação, a expectativa se volta para a divulgação do gabarito — o momento em que os participantes podem corrigir as provas e ter uma estimativa de desempenho.
Se você participou da avaliação ou vai utilizá-la para cumprir requisito de curso, veja, a seguir, o cronograma do exame e descubra quando o gabarito oficial será divulgado.
Quando sai o gabarito do Enade 2025?
De acordo com o cronograma oficial definido pelo Inep, o gabarito preliminar do Enade 2025 está previsto para ser publicado até o dia 5 de dezembro de 2025.
Os resultados serão divulgados no dia 18 de setembro de 2026, juntamente com os microdados, relatórios e o Conceito Enade.
O que vem após a prova?
Após a aplicação da prova, o processo segue com:
Divulgação do gabarito preliminar: 5 de dezembro de 2025
Divulgação da relação de estudantes em situação regular: 13 de janeiro de 2026
Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante: 14 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026
Divulgação dos resultados: A partir de 18 de setembro de 2026
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que mede o desempenho dos estudantes de cursos de graduação.
A prova faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é obrigatória para concluintes dos cursos selecionados naquele ano.
Durante a aplicação, os estudantes respondem a 40 questões, sendo 10 de Formação Geral e 30 de Conhecimento Específico, com itens objetivos e discursivos.
Para que serve o Enade?
O Enade serve para avaliar a qualidade do ensino superior brasileiro e identificar se os estudantes concluintes estão adquirindo as bases previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
A partir dos resultados, o Inep calcula indicadores como o Conceito Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), usados pelo MEC para supervisionar instituições, autorizar cursos e orientar políticas públicas.
Para o aluno, o exame garante a regularidade acadêmica e é obrigatório para finalização do curso.
Como estudar com bolsa de estudo
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.