
O que é Enamed? Entenda o novo exame para alunos de Medicina
Isabella Baliana | 23/04/25Saiba tudo sobre o Enamed, novo exame criado pelo MEC previsto para ser aplicado em outubro.
Se você fez o Enem no ano passado, deve estar ansioso para saber quando o resultado vai sair em 2025, certo? Veja a data, segundo o edital do exame.
Muita gente que fez a prova no ano passado deve estar se perguntando quando sai o resultado do Enem em 2025.
De acordo com o cronograma, compartilhado pelo Inep (órgão responsável pela aplicação do exame), o edital da prova afirma que o resultado vai sair no dia 13 de janeiro de 2025.
Ou seja, falta pouco para isso acontecer e acabar de vez com a ansiedade dos participantes.
Em nota recente, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram que o resultado do Enem 2024 (divulgado agora em janeiro de 2025) deve ser divulgado na coletiva de imprensa que vai acontecer no dia 13 de janeiro, às 10h.
Assim que você tiver o resultado do Enem nas mãos, é possível se candidatar aos programas do governo de acesso ao ensino superior, ou seja, dá para fazer com que o sonho de começar uma faculdade fique mais próximo da realidade.
Se a ideia é entrar em uma universidade pública, o mais indicado é se inscrever no Sistema de Seleção Unificado (conhecido como Sisu). Como são instituições de ensino em que não é preciso pagar uma mensalidade, a concorrência costuma ser grande, por isso sua nota no Enem precisa ser boa para conquistar uma vaga.
O calendário de 2025 do Sisu já foi divulgado (você pode conferir todas as datas neste link). Basicamente, as inscrições começam em 17 de janeiro e vão até dia 21 do mesmo mês. O resultado sai no dia 26 de janeiro de 2025.
Outra possibilidade é se inscrever no Programa Universidade para Todos (mais conhecido como Prouni), se você não tem condições de pagar as mensalidades cheias em faculdades particulares e quer uma bolsa de estudos.
Aqui é importante lembrar que você precisa atender a alguns requisitos de renda para poder se inscrever. As bolsas parciais são bolsas de 50%, e os candidatos precisam ter uma renda superior a 1,5 salário mínimo e inferior a 3 salários. Já as bolsas integrais, com bolsas de 100%, são somente para aquelas pessoas com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo.
Se você quiser, pode ver quanto vai ser o salário-mínimo em 2025, clicando aqui!
Se a ideia é tentar financiar a faculdade, existe também a alternativa de se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (chamado de Fies). O programa também conta com alguns critérios de renda, então, é preciso ficar atento e ver certinho se você se encaixa neles antes de se inscrever.
Tanto o Prouni quanto o Fies ainda não têm calendários divulgados oficialmente para 2025. Por enquanto, apenas o Sisu apresenta datas específicas para inscrição e resultados.
Se você percebeu que a sua nota no Enem não foi tão boa assim com a divulgação do resultado e quer muito fazer faculdade este ano, saiba que isso é possível com a ajuda da Quero Bolsa.
A Quero é uma plataforma em que você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em diversos cursos sem precisar usar a nota do Enem.
Veja as ofertas disponíveis no botão abaixo:
Algumas faculdades também oferecem descontos especiais. Confira: