Quem passa no Sisu faz faculdade de graça? Entenda
Se você busca estudar em uma universidade pública e de qualidade, o Sisu é uma excelente opção
Se você busca estudar em uma universidade pública e de qualidade, o Sisu é uma excelente opção
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com as inscrições abertas até esta terça-feira (21), é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil.
Uma dúvida comum entre os candidatos é se aqueles aprovados pelo sistema têm acesso a uma faculdade gratuita. A resposta é sim! Isso porque grande parte das instituições de ensino públicas utilizam o programa para selecionar seus alunos.
Leia mais: Medicina no Sisu: veja faculdades com menores notas de corte
+ Quando fecha o Sisu 2025?
Faculdade de graça pelo Sisu: como funciona?
Ao ser aprovado pelo Sisu, o estudante conquista uma vaga em instituições públicas de ensino superior, como universidades federais, estaduais e institutos federais.
Essas instituições, por sua natureza, não cobram mensalidades ou taxas para a graduação, o que significa que os cursos são gratuitos. No entanto, há custos adicionais que o estudante pode enfrentar, como alimentação, transporte, material didático e, em alguns casos, moradia, dependendo de onde fica a universidade.
Quais são os custos envolvidos?
Embora o ensino seja gratuito, quem passa pelo Sisu precisa se preparar para possíveis despesas relacionadas à vida acadêmica:
- Transporte e deslocamento: caso a universidade seja longe de casa, o custo com transporte pode ser significativo.
- Moradia: muitos estudantes precisam se mudar para outra cidade para cursar a faculdade, o que pode gerar gastos com aluguel ou residências estudantis.
- Material acadêmico: apesar de o curso não ter mensalidade, livros, equipamentos e materiais específicos podem ser necessários.
Para ajudar a minimizar essas despesas, várias universidades oferecem programas de assistência estudantil, como bolsas para transporte, alimentação ou moradia.
Veja também: Sisu: veja as notas de corte médias dos cursos mais buscados
+ Sisu 2025: qual é a nota de corte da UFS para Engenharia?
Quem pode participar do Sisu?
O Sisu é acessível a todos os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, desde que não tenham zerado a redação. Além disso, o sistema considera as notas para classificar os candidatos e distribuir as vagas em cursos de graduação nas instituições participantes.
Aqueles que não forem aprovados na primeira chamada podem manifestar interesse na lista de espera, aumentando as chances de conseguir uma vaga.
Simulador de notas de corte do Enem
Se você tem interesse no Sisu ou em outro programa estudantil governamental, saiba que a Quero Bolsa oferece um Simulador de Notas de Corte gratuito. Com a ferramenta é possível estimar suas chances de passar no curso e na faculdade dos sonhos. Confira:
Alternativas além do Sisu
Para quem não foi aprovado pelo Sisu ou prefere uma instituição privada, programas como a Quero Bolsa são alternativas atraentes. A plataforma oferece bolsas de estudo com descontos de até 80% nas mensalidades. Confira:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como: