Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Quer estudar na UnB? Saiba quais são as principais formas de ingresso

por Hans Moura em 16/11/17 9,4 mil visualizações

Atualizado em: 18/12/2019.


Se você sonha com o fato de entrar em uma universidade de excelência, com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC/Inep/MEC) e que ainda proporciona ensino, pesquisa e extensão, saiba que a Universidade de Brasília (UnB) oferece várias oportunidades de ingresso em seus cursos de graduação.

Como fui estudante do curso de Administração dessa universidade, achei interessante compartilhar quais são as formas de ingresso com aqueles que pensam em estudar por aqui.

A seguir, confira as cinco formas mais tradicionais de entrada na UnB:

  1.  Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
    Essa seleção utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as regras são determinadas pelo próprio edital do Ministério da Educação (MEC). O ingresso na UnB pelo Sisu é apenas para o primeiro semestre do ano letivo. Para isso o estudante deverá ter realizado o último Enem. Essa modalidade de ingresso é válida apenas para os cursos que não exigem Certificação de Habilidade Específica: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado), Música (bacharelado). 

    Importante saber: São 25% das vagas totais anuais dos cursos de graduação que não exigem a Certificação de Habilidade Específica. Você pode concorrer por ampla concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Negros e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (Preto, Pardo ou Indígena). O edital é destinado aos cursos de graduação presenciais, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Gama, Ceilândia e Planaltina.

    Veja as notas de corte da UnB no Sisu

  2. Vestibular para cursos que exigem Certificação de Habilidades Específica
    Esse processo seletivo é voltado para o primeiro semestre letivo do ano, para cursos de graduação que exigem Certificação de Habilidades Específica, como: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado), Música (bacharelado). Essa é uma forma alternativa, já que o Sisu não oferece vagas para esses cursos. Você precisa ter realizado o último Enem do ano e comprovar a Certificação de Habilidades Específica.

    Importante saber: São 25% das vagas totais anuais dos cursos de graduação que exigem a Certificação de Habilidade Específica. Você pode concorrer por ampla concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Negros e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (Preto, Pardo ou Indígena). O edital é destinado somente aos cursos de graduação presenciais de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas (bacharelado/licenciatura), Artes Visuais (bacharelado/licenciatura), Design (bacharelado), Música (bacharelado).

    Mais informações no site do Vestibular da UnB.
  3. Vestibular tradicional
    O vestibular tradicional é aplicado apenas no segundo semestre do ano pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe). Os candidatos são selecionados com base nas provas de conhecimentos e de redação.

    Importante saber: São 25% das vagas totais anuais dos cursos de graduação. Você pode concorrer por ampla concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Negros e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (Preto, Pardo ou Indígena), além das vagas reservadas as pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE). O edital é destinado aos cursos de graduação presenciais, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Gama, Ceilândia e Planaltina.

    Mais informações no site do Vestibular da UnB.
  4. Programa de Avaliação Seriada (PAS)
    Esse programa foi criado em 1995 como opção ao vestibular tradicional. O Programa de Avaliação Seriada (PAS) ocorre em três etapas: uma prova a cada ano do Ensino Médio, sempre no final. A prova é relativa aos conteúdos estudados naquele ano escolar. A classificação se dá após a prova da terceira etapa, tendo como base a média ponderada obtida nos resultados das provas realizadas no final de cada ano.

    Importante saber: São 50% das vagas totais anuais dos cursos de graduação. Você pode concorrer por ampla concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Negros e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (Preto, Pardo ou Indígena). O edital é destinado aos cursos de graduação presenciais, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Gama, Ceilândia e Planaltina.

  5. Vestibular para vagas remanescentes
    Esse processo seletivo se dá duas vezes ao ano, a partir das vagas remanescentes do Sisu, vestibular tradicional e do PAS. A seleção abrange análise das notas alcançadas no Enem do ano anterior.

    Importante saber: O número de vagas é variável, pois obedece aquelas que não foram preenchidas pelo Sisu, vestibular tradicional e o PAS. Você pode concorrer por ampla concorrência (Sistema Universal), Sistema de Cotas para Negros e pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas (Preto, Pardo ou Indígena). O edital pode ser destinado aos cursos de graduação presenciais, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Gama, Ceilândia e Planaltina.

    Mais informações no site do Vestibular da UnB.

Notas de Corte da UnB no Sisu

Gostou das dicas? Pronto para estudar na UnB?

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54