Se você já decidiu que para melhorar na carreira e na vida é indispensável fazer uma faculdade, mas ainda está difícil colocar as mensalidades dentro do orçamento, saiba que você está na mesma situação que milhares de brasileiros.
A notícia boa é que, diferente de anos atrás, hoje há oportunidades de acesso mais facilitado à faculdade, por meio da oferta de bolsas de estudo e financiamentos estudantis. Mas você sabe o que é um e o que é o outro de verdade? É isso que vamos esclarecer agora!
Desconto ou financiamento?
Para começar, vamos deixar clara qual é a diferença entre bolsa de estudo e financiamento.
A bolsa de estudo dá desconto nas mensalidades, ou seja, você paga menos e pronto. O aluno sai da faculdade com as contas em dia, sem se endividar. Exemplos de bolsa de estudo:
Já o financiamento funciona como um empréstimo. A financiadora paga as suas mensalidades da faculdade enquanto você cursa e, depois de formado, você precisa pagar a dívida. Em alguns casos, você paga somente os juros durante o curso. Ou seja, você ganha tempo para pagar, mas sai da faculdade com uma dívida e ainda paga os juros. Exemplos de financiamento:
O Quero Bolsa é um site que oferece bolsas de estudo – ou seja, desconto nas mensalidades. Não é financiamento.
Os alunos que se matriculam na faculdade pelo Quero Bolsa garantem desconto de até 70% em todas as mensalidades até o fim do curso. Não há cobranças de taxas de renovação da bolsa. Assim, uma vez que o querobolsista garante sua bolsa, o desconto será aplicado ao boleto todos os meses, até a formatura.
O que é melhor: desconto ou financiamento?
De acordo com o diretor Financeiro do Quero Bolsa, André Narciso, a grande diferença entre uma bolsa de estudo (ou seja, desconto) e um financiamento é a seguinte:
com a bolsa de estudo do Quero Bolsa, você vai pagar a mensalidade com desconto até você se formar;
com o financiamento do Fies, você não paga mensalidades durante o curso, mas acumula uma dívida equivalente ao preço cheio do seu curso, ou seja, sem desconto nenhum.
A regra geral é: se o seu desconto for acima de 20%, você tende a se sair melhor com a bolsa do que com o Fies.
Clique aqui para assistir à entrevista completa de André Narciso à Globo News (a partir de 4:31 no vídeo).
Quero fazer uma graduação!
Se você deseja começar um curso de graduação mas ainda não sabe em qual instituição de ensino estudar, veja a seguir algumas opções de faculdades que oferecem diversos cursos superiores: