Se você já decidiu que para melhorar na carreira e na vida é indispensável fazer uma faculdade, mas ainda está difícil colocar as mensalidades dentro do orçamento, saiba que você está na mesma situação que milhares de brasileiros.
A notícia boa é que, diferente de anos atrás, hoje há oportunidades de acesso mais facilitado à faculdade, por meio da oferta de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.
Para começar, vamos deixar clara qual é a diferença entre bolsa de estudo e financiamento.
A bolsa de estudo dá desconto nas mensalidades, ou seja, você paga menos e pronto. O aluno sai da faculdade com as contas em dia, sem se endividar. Exemplos de bolsa de estudo:
Já o financiamento funciona como um empréstimo. A financiadora paga as suas mensalidades da faculdade enquanto você cursa e, depois de formado, você precisa pagar a dívida.
Em alguns casos, você paga somente os juros durante o curso. Ou seja, você ganha tempo para pagar, mas sai da faculdade com uma dívida e ainda paga os juros. Exemplos de financiamento:
A Quero Bolsa é uma plataforma online que oferece bolsas de estudo com descontos em faculdades, escolas, cursos técnicos, idiomas, pós-graduações e cursos livres. Não é financiamento.
Os alunos que se matriculam na faculdade pelo Quero Bolsa garantem desconto de até 80% em todas as mensalidades até o fim do curso.
Para conseguir uma bolsa, o estudante escolhe uma oferta no site, paga uma taxa de adesão única e segue as instruções para se matricular na instituição desejada. Não é necessário comprovar renda, nem ter análise de crédito, e geralmente é preciso estar começando o curso do zero.
Após a matrícula, o aluno passa a fazer parte do Clube Quero, um programa de benefícios exclusivo. Para manter a bolsa ativa e continuar tendo acesso às vantagens, é necessário pagar uma assinatura semestral (ou anual no caso da educação básica). Essa assinatura é feita diretamente com a Quero Bolsa e não substitui a mensalidade da instituição.
Principais benefícios do Clube Quero
Carteirinha de estudante, com direito à meia-entrada;
Curso de inglês online;
Acesso à plataforma Allevo, com trilhas de aprendizagem, cursos certificados e conteúdos para crescimento profissional e pessoal;
Suporte direto via WhatsApp;
Possibilidade de usar os certificados para horas complementares na graduação.
Caso o estudante trave ou cancele a matrícula, ou deixe de renovar a assinatura, a bolsa pode ser cancelada. É possível solicitar reembolso da taxa de adesão em até 7 dias. A plataforma também oferece vídeos e conteúdos explicativos para tirar dúvidas sobre o processo.
As principais bolsas de estudo para você com o Playground!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O que é melhor: desconto ou financiamento?
De acordo com o diretor Financeiro do Quero Bolsa, André Narciso, a grande diferença entre uma bolsa de estudo (ou seja, desconto) e um financiamento é a seguinte:
com a bolsa de estudo da Quero Bolsa, você vai pagar a mensalidade com desconto até você se formar;
com o financiamento do Fies, você não paga mensalidades durante o curso, mas acumula uma dívida equivalente ao preço cheio do seu curso, ou seja, sem desconto nenhum.
A regra geral é: se o seu desconto for acima de 20%, você tende a se sair melhor com a bolsa do que com o Fies.
Clique aqui para assistir à entrevista completa de André Narciso à Globo News (a partir de 4:31 no vídeo).
Como fazer uma graduação com bolsa de estudo?
Se você quer começar um curso com desconto por meio da Quero Bolsa, veja o passo a passo abaixo: