logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Ranking dos melhores lugares para fazer intercâmbio

por Adriana Nakamura em 22/02/17 51 mil visualizações

O Quacquarelli Symonds (QS), responsável pelos rankings do Ensino Superior mais respeitados do mundo, divulgou o ranking dos melhores lugares para fazer intercâmbio estudantil. São 100 cidades na lista dos melhores destinos.

A cidade de Montreal, no Canadá, quebrou a hegemonia de quatro anos de Paris, passando a ser a melhor cidade para os intercambistas no mundo.

Intercâmbio no Brasil: come on guys!

Do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem no ranking dos melhores lugares para fazer intercâmbio, sendo São Paulo a 69ª melhor cidade do mundo para os estrangeiros com fins acadêmicos e o Rio, a 94ª melhor cidade para os gringos estudarem.

Melhores países para intercâmbio

Os Estados Unidos reúnem o maior número de melhores cidades para estudantes em intercâmbio (12 cidades), seguidos pela Áustria (7 cidades) e Inglaterra (6 cidades). França, China e Canadá têm 5 cidades no ranking cada uma. A Rússia aparece quatro vezes no ranking e a Espanha, três. Os demais países do ranking têm uma a duas cidades na lista das 100 melhores. Buenos Aires, na Argentina, aparece em nossa frente, ocupando a 42ª posição e é a cidade melhor classificada da América Latina.

O que faz uma cidade ser boa para fazer intercâmbio?

Entre os indicadores considerados pela QS para classificar as cidades estão a acessibilidade, o quanto a cidade é visada como destino desejado pelos estudantes, a empregabilidade e a opinião dos estudantes que moram nesses locais.

A experiência de uma estudante no exterior

A Aline Novaes faz pós-graduação em Logística e Gerenciamento de Transporte na Escola de Negócios, Economia e Direito da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. A cidade aparece no ranking como a 53ª melhor cidade do mundo para os estrangeiros estudarem.

Dá pra trabalhar na Suécia?
A estudante afirma que a empregabilidade lá é muito boa e que é possível conseguir emprego mesmo sem falar sueco. "Muitos bares, restaurantes e cafés precisam de pessoas para fazer trabalhos braçais, como lavar louça e servir as mesas, principalmente aos fins de semana", conta Aline, que já trabalhou em um restaurante na Suécia e hoje trabalha na fábrica da Volvo em Gotemburgo.

Custo de vida (e da cerveja)
Mas ela avisa: a vida em Gotemburgo não é nada barata. Apesar de trabalhar, Aline conta que o custo de vida lá ainda é bastante alto. E isso o ranking da QS nem considera. "Outros países, como a República Checa, têm um custo de vida bem menor do que as cidades da Suécia", observa Aline. Intercambistas vão para o exterior para estudar e conhecer novas culturas, mas veja essa curiosidade. Se você pretende incluir bebidas alcoólicas nos seus momentos de lazer em Gotemburgo, isso pode tornar a sua estadia financeiramente insustentável. Além de todos os outros gastos já altos por lá, o álcool em países como Suécia, Noruega e Finlândia tem uma regulação fortíssima e está sujeito a muitas taxas, o que encarece bastante as bebidas nesses lugares. "Na Suécia, as bebidas alcoólicas são vendidas em lojas especiais, controladas pelo governo. Nos bares, uma cerveja pode chegar a custar até 9 dólares [mais de 27 reais]", conta Aline.

The book is on the table
Na opinião da Aline, Gotemburgo é uma ótima cidade para estudantes brasileiros aprenderem a falar melhor o inglês. Oi? Gotemburgo não fica na Suécia? Sim! Mas lá todo mundo fala muito bem o inglês, e com pouco sotaque. Além disso, são poucos os brasileiros por lá, então você não corre o risco de cair na tentação de arrumar amigos brasileiros e acabar nem praticando o seu inglês.

Boneco de neve

Aline Novaes, estudante de pós-graduação em Gotemburgo, na Suécia, passando frio.

Gente, a Aline é carioca. Imaginem o frio que ela não está passando na Suécia! Ela confessa que não gosta muito dessa coisa de virar picolé, mas recomenda a cidade de Gotemburgo para quem quer estudar fora e aproveitar a viagem para passar pela experiência de ver neve. "No inverno, é certeza que neva sempre. Em outros países da Europa não dá pra ter a mesma certeza", afirma.

Somos amigos, amigos do peito! #SQN
A Aline contou pra Revista Quero que os suecos não são conhecidos como um povo muito amigável, e os intercambistas acabam ficando limitados a fazerem amizade entre si. "Na minha faculdade [Universidade de Gotemburgo] isso é bem claro. A gente tem um grupo das pessoas que não são suecas, e tem o grupo dos suecos. É muito difícil entrar no grupo deles. Eles não dão muita abertura para integrar com outras culturas", relata a estudante brasileira.

Mas e os estudos, dona Aline?
Embora a vida de um intercambista envolva muito mais do que a faculdade, estudar é obviamente o principal objetivo. Nesse aspecto, Aline considera Gotemburgo uma excelente escolha. "É uma cidade muito boa para focar nos estudos. Os cursos são muito bons e os professores não são picaretas, eles são excepcionais. Além dos alunos, que também são ótimos! Quando a gente trabalha em grupo, todo mundo colabora mesmo", conta Aline. 

Ranking das melhores cidades para fazer intercâmbio 

Confira o ranking completo dos melhores lugares para fazer intercâmbio e bora planejar estudar fora do Brasil, porque o mundo é pequeno demais para quem tem vontade de ser grande! #PartiuMundo


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54