O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo destinado a oferecer financiamento para aqueles estudantes que não têm condições de pagar integralmente a mensalidade da faculdade.
A partir da edição de 2024, 50% das vagas do Fies serão reservadas para o Fies Social, nova modalidade destinada para candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo inscritos no CadÚnico.
Assim, para poder participar do programa, é necessário que os candidatos cumpram alguns requisitos, sendo que, um dos principais, é a renda, um assunto que costuma gerar muita dúvida entre os participantes. Confira abaixo qual a renda necessária para obter o Fies!
Podem participar do Fies os estudantes que tenham feito o Enem a partir de 2010, obtido média das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação.
Além disso, assim como os outros programas de acesso ao ensino superior do governo, o Fies também conta com alguns critérios de renda.
Segundo o edital, podem participar do Fies aqueles estudantes que possuam renda familiar mensal bruta por pessoa de no máximo 3 salários mínimos. Na prática, isso significa que, para poder participar do Fies, é preciso ter uma renda familiar mensal de até R$ 4.236,00.
Agora, já no Fies Social, modalidade para a qual será destinada 50% das vagas de todo o Fies, só poderão participar aqueles estudantesinscritos noCadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal por pessoa de no máximo meio salário mínimo, ou seja, R$ 706,00.
Importante lembrar que, aqueles estudantes beneficiados pelo Fies Social poderão obter 100% do financiamento da mensalidade do curso. Essa mudança, segundo o MEC, irá beneficiar mais de 100 mil estudantes só em 2024.
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Como entrar na faculdade, além do Fies?
Se você não obteve o desempenho desejado no Enem ou mesmo não passou nos programas do governo, fique tranquilo, pois ainda há outras formas de entrar no ensino superior e começar uma faculdade.
Com aQuero Bolsa, por exemplo, você pode entrar na faculdade combolsas de estudo de até 80%. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Clique no botão abaixo para ver as ofertas disponíveis para o curso que deseja: