Revalida: edital será divulgado em julho e prova será em outubro
Abraham Weintraub, ministro da Educação, divulgou as informações nas suas redes sociais
Abraham Weintraub, ministro da Educação, publicou em suas redes sociais informações sobre o Revalida 2020.
Também conhecido como Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o edital da prova será divulgado em julho e a prova será aplicada em 11 outubro.
Além disso, os tweets do ministro da Educação informaram que o exame ocorrerá em dois turnos, com 100 questões objetivas e cinco discursivas na primeira fase.
“A segunda etapa é realizada em uma estação clínica, com edital próprio, e só poderá realizá-la quem for aprovado na primeira. O candidato fará 10 anamneses — ‘entrevistas’ para diagnóstico inicial da doença — em ‘pacientes’ com diversos sintomas simulados. Quem reprovar na segunda fase pode refazê-la por mais duas vezes em edições consecutivas — anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início”, informou o MEC em nota.
Segundo o MEC, o Revalida “tem por objetivo verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema de Saúde do Brasil (SUS), em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no País”. Até 2017, foram realizadas sete edições, com mais de seis mil aprovações.
Medicina no exterior: como exercer a profissão no Brasil com diploma de outro país?