Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Concursos Públicos

Senado aprova reserva de 30% das vagas em concursos públicos para negros, indígenas e quilombolas

A medida, prevista no Projeto de Lei 1.958/2021, amplia para 30% o percentual de vagas reservadas a candidatos negros — incluindo indígenas e quilombolas em concursos públicos.

O Senado Federal aprovou nesta semana a prorrogação por mais dez anos da política de cotas raciais em concursos públicos.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Imagem: Freepik

A medida, prevista no Projeto de Lei 1.958/2021, amplia para 30% o percentual de vagas reservadas a candidatos negros — incluindo indígenas e quilombolas. O texto agora segue para sanção presidencial.

De acordo com a proposta aprovada, a reserva valerá sempre que forem oferecidas duas ou mais vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados de órgãos da administração pública.

As principais bolsas de estudo para você!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Quando o cálculo da reserva resultar em número fracionário, a regra prevê arredondamento para cima nos casos iguais ou superiores a 0,5.

A nova legislação também aprimora o processo de verificação da autodeclaração racial. Serão considerados negros os candidatos que assim se autodeclararem e apresentarem características que possibilitem o seu reconhecimento social como tal.

Os editais deverão prever uma etapa de confirmação complementar à autodeclaração, com diretrizes específicas, como:

  • padronização das regras em âmbito nacional;
  • participação de especialistas nos processos de verificação;
  • uso de critérios que considerem as especificidades regionais;
  • garantia de recurso por parte do candidato;
  • exigência de decisão unânime para qualquer contestação à autodeclaração.

A política de cotas raciais foi instituída pela primeira vez em 2014, com validade de dez anos, e agora será estendida até 2034, com ampliação do alcance para outros grupos historicamente marginalizados.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Além disso, os senadores aprovaram o Projeto de Lei 6.417/2019, que organiza o sistema de pesquisa agropecuária no Brasil e institui uma rede para compartilhamento de informações entre instituições do setor.

A proposta foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para apreciação no Plenário.

As informações acima foram divulgadas inicialmente pela Agência Senado.

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações