Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Servidor público: saiba quais são os pré-requisitos e benefícios da carreira

por Patrícia Carvalho em 28/10/19 260 visualizações

servidor publico

Nesta semana comemora-se o Dia do Servidor Público no Brasil. A data existe desde 1939, oficializada pela Lei Nº 8.112, em homenagem a todos aqueles que exercem alguma função no setor público.

A carreira possui características atrativas como bons salários, benefícios exclusivos e estabilidade profissional e, por esse motivo, possui uma concorrência significativa.

Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post com informações sobre a carreira pública e as principais diferenças entre o servidor público e o funcionário de iniciativa privada. 

Qual é a diferença entre o servidor público e funcionários de iniciativa privada?

A principal diferença entre os servidores públicos e funcionários de empresas de iniciativa privada, está no regime de contratação. Os servidores são regulamentados pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos, enquanto os demais funcionários têm sua regulamentação feita pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os dois regimes possuem regras diferentes relacionadas às condições de trabalho como contratação, estabilidade e aposentadoria.

Contratação

No caso dos servidores, a contratação ocorre por meio de concursos, com editais divulgados no Diário Oficial da União e em jornais de grande circulação. Já no regime CLT, os funcionários são empregados por meio de contratos e carteira de trabalho assinada.

Veja também: Governo lança carteira de trabalho digital
Estabilidade: 15 cursos para quem quer trabalhar com carteira assinada

Estabilidade

Outra diferença importante entre os servidores e os demais trabalhadores está na estabilidade. Os funcionários públicos, após passar por um estágio probatório - que avalia aspectos como assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade - com duração de dois anos serem aprovados, tornam-se estáveis. O que quer dizer que só podem ser demitidos em casos de processo administrativo ou sentença judicial. 

Os celetistas - nome dado aos funcionários CLT -, por outro lado, podem ser demitidos sem justa causa. Com exceção para aqueles que trabalham durante mais de dez anos em um mesmo lugar, que só podem ser mandados embora em situações graves.

Aposentadoria

Outro grande fator que diferencia os celetistas dos funcionários públicos é a aposentadoria. Os servidores, ao se aposentarem, recebem o salário integral. Já os celetistas, podem receber até um pouco mais do que cinco salários mínimos. 

Quais são os benefícios exclusivos dos servidores?

  1. Licença-prêmio: bônus que pode ser recebido em dinheiro ou em três meses de férias, para aqueles que não faltaram ao trabalho durante cinco anos.
  2. Ausência abonada: em alguns municípios, os servidores têm direito a seis folgas ao longo do ano. Isso ocorre porque os funcionários públicos recebem remuneração equivalente a 30 dias de trabalho, mas alguns meses possuem 31 dias.
  3. Ajuda de custo: compensa despesas como passagem, bagagem e bens pessoais de servidores que passaram a trabalhar em nova sede e precisaram mudar de casa permanentemente. A indenização feita por até três meses e é proporcional ao salário do servidor.
  4. Diária: é voltada para servidores que se afastam da sede em caráter temporário, com o pagamento de passagens e diárias destinadas a indenizar as parcelas de despesas com pousada, alimentação e locomoção urbana.
  5. Indenização de transporte: trata-se de um reembolsos para aqueles que utilizam veículo próprio para serviços externos.
  6. Auxílio-moradia: o funcionário recebe um valor correspondente a 25% de seu salário, caso o servidor tenha que se mudar para exercer sua função.

    Além dos benefícios citados acima, os servidores também possuem direito a retribuição pelo exercício de chefia, assessoramento e direção; licença remunerada por até 60 dias em casos de doença de alguém da família como cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta e enteado, e licença para capacitação remunerada.

Quais são os pré-requisitos para se tornar um servidor público? 

Para se candidatar a cargos públicos por meio de concursos municipais, estaduais ou federais, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • nacionalidade brasileira;

  • direitos políticos;

  • quitação com obrigações militares e eleitorais;

  • nível de escolaridade exigido pelo cargo;

  • idade mínima de 18 anos;

  • aptidão física e mental.

Veja também: 10 dicas de estudo para concurseiros

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54