Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Estabilidade: 15 cursos para quem quer trabalhar com carteira assinada

Pesquisa mostra quais foram os profissionais mais contratados em 2018

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril de 2018 mostraram que o número de contratados com carteira assinada foi o menor em seis anos. No período de um ano foram fechadas mais 493 mil vagas formais.

Ainda segundo esse levantamento, no primeiro trimestre de 2018 a taxa de desemprego no País foi de 13,1%, sendo considerada a maior desde maio do ano passado.

Com essa situação alarmante, é sempre bom ficar de olho no que o mercado de trabalho está procurando. Por isso, a Revista Quero descobriu quais foram os profissionais mais contratados com carteira assinada nos quatro primeiro meses de 2018.

Essa pesquisa foi feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho, e são referentes ao primeiro quadrimestre deste ano.

5 profissionais mais contratados em 2018

  • Enfermeiro

O profissional mais contratado no primeiro quadrimestre do ano foi o Enfermeiro, correspondendo a 14,70% de todas as contratações elencadas nesta matéria.

Para praticar essa profissão é preciso ser graduado no curso de Enfermagem, que possui a duração mínima de quatro anos e que pode ser feito nas modalidades presencial e de Educação a Distância (EaD).

O curso de Enfermagem forma profissionais capazes de atuar para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais do setor. Ao final do curso, o aluno se qualifica a compreender o estado de saúde do paciente e tomar decisões adequadas e éticas, mantendo o compromisso de educação permanente. O profissional de Enfermagem também deve saber se comunicar e administrar as informações a ele confiadas, fazendo o gerenciamento de… Ver Mais

  • Analista de Desenvolvimento de Sistemas

A área da tecnologia também fez muitas contratações nos primeiros quatro meses do ano, tanto que o Analista de Desenvolvimento de Sistemas foi o segundo mais admitido no período.

Esse é um curso tecnólogo que pode ter a duração de dois a três anos também podendo ser feito em ambas modalidades de ensino.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. O estudante adquire uma base teórica sólida e uma intensa vivência prática na programação de projetos de computação. Ao final do curso, se qualifica para a criação de sistemas informatizados, com conhecimento de programação dos mais diversos tipos e linguagens operacionais. Para isso, gostar de cálculos e ter… Ver Mais

  • Farmacêutico

Novamente uma profissão da área da saúde recebeu destaque nas contratações do primeiro quadrimestre de 2018. O farmacêutico correspondeu a 12,76% de todas profissões selecionadas no levantamento da Revista Quero.

Para exercer essa profissão, é necessário que a pessoa seja graduada no curso de Farmácia. Quer saber quais são as melhores faculdades de Farmácia do Brasil? É só clicar aqui.

O curso de Farmácia forma profissionais de saúde para atuar na cadeia produtiva das áreas de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas. Ao final do curso, o aluno se qualifica para pesquisar, preparar, registrar, distribuir, garantir a qualidade e comercializar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. O mercado de trabalho do farmacêutico é abrangente. Ele pode atuar em farmácias, drogarias, fábricas de medicamentos e cosméticos e laboratórios de… Ver Mais

  • Contabilidade

Essa área engloba dois tipos de profissionais listados no Caged: auxiliar de contabilidade e contador. Só nos quatro primeiros meses do ano foram quase 14 mil novas contratações.

Para exercer essas funções, é preciso que a pessoa tenha formação em auxiliar de contabilidade ou graduação no curso de Ciências Contábeis, sendo que o último tem duração mínima de quatro anos e pode ser feito na modalidade presencial ou EaD.

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Durante a graduação, o estudante aprende conceitos teóricos e específicos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação. O futuro profissional de Ciências Contábeis pode optar pela… Ver Mais

  • Administrador


    Segundo dados do Censo da Educação Superior, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Administração é o segundo que recebe mais matrículas por ano. Seguindo essa tendência, o Administrador foi o quinto profissional mais contratado no primeiro quadrimestre de 2018, com mais de 12 mil novas admissões.

O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor. Durante as aulas, os alunos de Administração aprendem a planejar estratégias para aumentar a competitividade e eficiência perante os desafios de uma sociedade global. Ao final do curso, o estudante possuirá competências conceituais, técnicas e humanas sobre todas as áreas de uma empresa e uma visão global sobre o seu funcionamento… Ver Mais


Profissionais da educação também são destaque

Os profissionais da área da educação também receberam destaque nas contratações no início do ano, no total foram mais 80 mil admissões nesse setor.

Entretanto, em abril o número de novas contratações caiu drasticamente. Isso faz sentido se levarmos em conta que janeiro, fevereiro e março são alguns dos meses mais movimentados no setor educacional devido ao volta às aulas.

Assim, é esperado que nesses meses do ano exista um pico de novas admissões. Entre as profissões que receberam mais destaque na área da educação estão:

  • Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Serie);

  • Professor da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (Primeira a Quarta Série);

  • Professor de Ensino Superior na Área de Prática de Ensino;

  • Coordenador Pedagógico;

  • Orientador Educacional;

  • Professor de Língua Inglesa.

Os cursos mais indicados para exercer essas funções são Pedagogia e Letras (Inglês).


15 profissionais mais contratados no primeiro quadrimestre de 2018

Veja a lista completa dos profissionais mais admitidos e saiba quais são os cursos exigidos para o exercício da profissão:

1 – Enfermeiro
Número de contratações: 16.755
Curso: Enfermagem

2 – Analista de Desenvolvimento de Sistemas
Número de contratações: 15.863
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

3 – Farmacêutico
Número de contratações: 14.341
Curso: Farmácia

4 – Auxiliar de Contabilidade/Contador
Número de contratações:13.803
Curso: Ciências Contábeis

5 – Administrador
Número de contratações: 12.441
Curso: Administração

6 – Analista de Recursos Humanos
Número de contratações: 6.364
Curso: Gestão de Recursos Humanos

7 – Médico Clínico
Número de contratações: 4.660
Curso: Medicina

8 – Programador de Sistema da Informação
Número de contratações: 4.231
Curso: Sistemas da Informação

9 – Nutricionista
Número de contratações: 3.913
Curso: Nutrição

10 – Preparador Físico
Número de contratações: 3.797
Curso: Educação Física

11 – Fisioterapeuta geral
Número de contratações: 3.696
Curso: Fisioterapia

12 – Advogado
Número de contratações: 3.422
Curso: Direito

13 – Designer Gráfico
Número de contratações: 3.324
Curso: Design

14 – Tecnólogo em Logística de Transporte
Número de contratações: 3.019
Curso: Logística

15 – Engenheiro Civil
Número de contratações: 2.804
Curso: Engenharia Civil

Elaboração dos dados: Rodrigo Simões

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações