Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

TDAH: o que é, sintomas e como tratar

por Isabela Giordan em 19/09/19 15 mil visualizações

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 4% da população mundial possui Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Você conhece alguém com esse tipo de distúrbio?

Caracterizada pela desatenção e hiperatividade, muitas pessoas acham esses sintomas são apenas uma característica pessoal, porém, esse transtorno pode impactar negativamente no dia a dia de adultos e crianças.

"No desenvolvimento acadêmico, a dificuldade em manter o foco e concentrar-se impacta diretamente na aprendizagem. Já na vida profissional, a falta de organização e planejamento impactam na qualidade do trabalho entregue e a falta de memória resulta no esquecimento de tarefas e reuniões futuras. Porém se diagnosticado corretamente e com um tratamento eficaz, é possível que a pessoa consiga ter qualidade de vida", explica Marcella Bianca, neuropsicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Quais são os sintomas do TDAH?

Os sintomas mais comuns desse transtorno são desatenção, hiperatividade e impulsividade. Além persistente, esses sinais também impactam, em algum grau, na vida diária da pessoa.

Além disso, na maioria dos casos, é possível observar que algumas reações são acentuadas pelo TDAH, por exemplo: comportamentos agressivos, inquietos, irritadiços, falta de moderação, compulsão, esquecimento, desorganização e ansiedade.

"Na infância é possível notar crianças que não conseguem se concentrar na aula e em detalhes, têm dificuldades em relacionar-se com outros colegas, ficam inquietos na sala, levantando a todo momento, evitam atividades que exigem esforço mental e geralmente têm baixo rendimento escolar", diferencia a neuropsicóloga.

Já na idade adulta os sintomas podem ser mais sutis, mas ainda estão presentes na falta de memória, desorganização e problemas com foco e atenção, que podem impactar as atividades rotineiras e profissionais.

Não se confunda com os sintomas do TDAH

Para a neuropsicóloga, é importante reforçar que o TDAH não é um tipo de sintoma, mas sim um transtorno único. "É importante entender que os sintomas de hiperatividade e desatenção podem sim ser sintomas de outras doenças e é comum em quase todos nós. O que vai diferenciar é o grau de intensidade destes", explica.

Qual é o tratamento do TDAH?

Para melhor eficiência do tratamento, é indicado que a pessoa diagnosticada com o TDAH passe por um tratamento multidisciplinar, com o auxílio de psicólogos, psiquiatras e/ou neurologistas, além do amparo pedagógico quando necessário.

De acordo com a neuropsicóloga, o tratamento mais eficaz é a combinação de psicoterapia e medicação, pois é possível atuar no comportamento disfuncional, assim como nas áreas cerebrais responsáveis pelos sintomas. Marcella ainda indica que cada caso deve ser avaliado individualmente para descobrir se é necessário a intervenção de outros profissionais para a efetividade do tratamento.

"E, acima de tudo, é importante ressaltar que o tratamento precoce e correto minimiza sintomas através da alteração dos comportamentos e facilita a adequação à vida diária, tornando-a mais produtiva e de qualidade", reforça Marcella Bianca.


Amenize os comportamentos

A melhor forma de diminuir os sintomas do TDAH é com tratamento específico para cada caso, porém é possível amenizar alguns comportamentos inadequados seguindo algumas dicas. Veja quais são as indicações da neuropsicóloga:

  • Use post-its: esse truque ajudará a organizar melhor as suas tarefas, assim como anotar compromissos e/ou algo que você não pode esquecer;
  • Estabeleça regras simples e objetivas: com isso, você poderá focar melhor em seus objetivos;
  • Faça planejamentos: isso fará com que não haja por impulso e minimize frustrações;
  • Tente incluir na sua rotina exercícios físicos: eles são farão com que você gaste mais energia e tenha menos agitação motora;
  • Confira as suas tarefas: a desatenção pode fazer com que você cometa pequenos erros comuns. A conferência possibilitará a identificação para corrigi-los;
  • Seja paciente: "faça atividades que te deixam relaxado e paciente, ouvir uma boa música, tomar um banho quente, deitar em uma rede, praticar yoga, por exemplo", recomenda Marcella.
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54