logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Tipos de personalidade: conheça qual é o seu e como pode ajudar na escolha da sua carreira

Querer saber qual é o seu tipo de personalidade é uma coisa muito comum, que inquieta a maioria das pessoas. Existem várias ferramentas que nos ajudam a entender melhor quem somos, como orientações vocacionais, testes de personalidade, e diversas teorias que tentam categorizar os seres humanos do ponto de vista subjetivo.

No entanto, cada indivíduo é um ser completamente original que, apesar de ter referenciais comuns, não pode ser totalmente colocado em caixinhas.

No entanto, entender os diferentes tipos de personalidade pode colaborar - e muito! - para o autoconhecimento, e para as decisões que tomamos ao longo da vida, como qual curso fazer na faculdade. Afinal, entender quem somos é uma das maiores missões a que nos dedicamos, e ferramentas que nos ajudam a nos compreender melhor podem ir de encontro a um dos nossos maiores anseios, que surge já na infância - e pode perdurar a vida inteira!

tipo de personalidade psicologia

Existem algumas metodologias diferentes para tipificar as personalidades. Afinal de contas, falar de personalidade é uma coisa que divide opiniões mesmo dentro do campo científico. São muitas as perguntas em aberto, que os cientistas ainda tentam responder quando o assunto é subjetividade: a personalidade nasce conosco, ou é moldada ao longo do tempo? Ela pode mudar de acordo com a nossa idade? A personalidade é determinada por fatores genéticos? 

Teorias como o Eneagrama de Personalidade, o MTBI, 16personalities, e outras, tentam responder à questão: quais são os tipos de personalidade que existem? Nesse texto, falaremos sobre a categorização MTBI, e sobre os tipos que ela propõe. Então, já pega o bloquinho de anotações, para ir pontuando sobre a sua personalidade!


Quais tipos de personalidade existem na Psicologia?

Conceito MBTI

MBTI é a sigla, em Inglês, para Myers-Briggs Type Indicator, que significa, em tradução livre,  “Tipo Indicador de Myers-Briggs”. A técnica é uma das principais na categorização de personalidades, e uma das mais usadas no mundo para isso. 

O MBTI foi criado pelas estadunidenses e entusiastas da Psicologia, Katharine Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers, em 1921. Elas lançaram um questionário baseado na teoria de Carl Jung, a Psicologia Analítica, que tinha acabado de ser representada no livro “Tipos Psicológicos”. 

Leia mais: Teste MBTI: qual a personalidade mais rara?

Jung, por sua vez, não estava sozinho. Ele trazia a herança de Sigmund Freud e Adolf Adler, tentando conciliar as duas teorias, Psicanálise e Psicologia do Desenvolvimento Individual. Como resultado, ele criou sua própria teoria, que ainda hoje é amplamente utilizada nos consultórios de Psicologia. 

O MBTI não é indicado para uso em testes de admissão em empresas, nem em processos seletivos, e pode ser aplicado somente por pessoas que passaram por formação autorizada. Ele consiste em um teste de várias perguntas, que apontam um perfil de personalidade, entre os 16 possíveis. 

Leia mais: Teste de personalidade MBTI: o que é e como fazer

O teste considera oito variáveis, são elas:

1. Forma de interagir com o mundo:

Introvertidos (I): são pessoas que se desgastam com o convívio social, e se abastecem com a solidão.

Extrovertidos (E): são pessoas que gostam muito do convívio social e se abastecem com ele.

2. Como absorve o mundo:

Sensoriais (S): entendem o mundo por meio dos acontecimentos práticos e reais.

Intuitivos (N): entendem o mundo por meio da interpretação e intuição. 

3. Tomada de decisões:

Pensadores (T): Tomam decisões com base na lógica e na racionalidade. 

Sentimentais (F): Decidem seguindo suas emoções e instinto. 

4. Modo de viver:

Julgadores (J): tomam decisões e resolvem seus problemas rapidamente. 

Perceptivos (P): demoram tomar decisões, porque precisam pensar muito nelas primeiro.

Com essas variáveis, são feitas 16 combinações, que podem ser representadas pelas personalidades a seguir!

Lógico (INTP)

A pessoa que possui personalidade INTP é introvertida, intuitiva, pensadora e perceptiva. Geralmente, esse tipo de personalidade é chamado de Lógica. Ela é marcada por pessoas que têm sede de conhecimento insaciável, são criativas, gostam de novidades, são ativos e lógicos. Eles gostam de pessoas e coisas estimulantes, mas são introspectivos e passam muito tempo sozinhos. Como são intuitivos, são capazes de criar com facilidade, mas também tomam decisões sempre com base na lógica, e de maneira bem pensada. A pessoa lógica tende a se dar muito bem em profissões como Tecnologia da Informação, Computação, setores administrativos e áreas exatas, como Engenharia e Matemática. 

Inovador (ENTP)

A personalidade inovadora é extrovertida, intuitiva, pensadora e perceptiva. A única diferença dela com o lógico é que ela gosta muito de se relacionar em sociedade, fazendo com que seja uma pessoa alegre e que marca todos por onde passa. Ela também é muito criativa, dinâmica, e gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, não pense que essa pessoa é impulsiva, pelo contrário! Ela é também muito lógica e racional em tudo o que decide. Arquitetura, Engenharia, Psicologia, Medicina e outras profissões se encaixam nesse perfil. 

Comandante (ENTJ)

O comandante, como o próprio nome diz, é uma pessoa que tende a se impor e liderar nos ambientes em que habita. Eles são extrovertidos, propensos a estar muito em sociedade, intuitivos, pensadores e julgadores. Querem sempre resolver as coisas o mais rápido possível, sem deixar pendências para depois. Eles também têm muita facilidade em seguir seus instintos, e são líderes natos, pois tomam decisões muito racionais e acertadas, além da tendência de se destacar. Esse tipo de personalidade se dará muito bem em profissões como Direito, Administração de Empresas, Policial, etc. 

Arquiteto (INTJ)

O arquiteto é muito parecido com o lógico, exceto pelo fato de que ele toma decisões rapidamente, sem muito pensamento prévio. Ele é criativo, racional, introspectivo, mas tende a ser um pouco mais impulsivo, pois não gosta de ter tarefas em aberto. São pessoas que se incomodam muito com conversas rasas e fúteis, e que gostam de imergir num conhecimento profundo sobre as coisas. Eles são criativos, têm muita opinião sobre as coisas, e podem ser inteligentemente espirituosos. Essa pessoa irá se dar bem em carreiras voltadas para a produção intelectual profunda, como escritor, filósofo e pesquisador em áreas acadêmicas.

Animador (ESFP)

O animador, como o nome já diz, é a estrela da festa. Ele é aquela pessoa que sempre se destaca pelo bom humor, presença de espírito, facilidade de ser contagiante e engraçado. Ele é extrovertido, sensorial, sentimental, e julgador, ou seja, toma as decisões com base nos seus instintos e de forma instantânea, sem pensar muito. Não é uma pessoa muito lógica, e vai mais para o lado das emoções, apesar de não se aprofundarem no mundo interior. O animador pode se dar bem em profissões como Publicidade, Jornalismo, Marketing, Promotor de Eventos, etc.

Aventureiro (ISFP)

Introspectivo, sensorial, sentimental e julgador, o aventureiro se distingue do animador apenas no fato de ser introspectivo. Ele conhece o mundo pelos sentidos, é mais impulsivo e instintivo, mas é mais reservado. O aventureiro tem tendência a buscar novas experiências, sempre voltados para a exploração de lugares novos, como a natureza e a arte. Profissões como Biologia, Turismo, Fotografia, Cinema, Teatro e Artes Visuais podem se encaixar bem. 

Virtuoso (ISTP)

O virtuoso é introspectivo, sensorial, racional e perceptivo, sendo uma pessoa muito prática, focada, racional e objetiva. Ele é aquele que se volta para a resolução de problemas, procura de soluções, e que adora desafios. Não se volta muito para o interior, mas não gosta de se relacionar em excesso socialmente. Desenvolvedor de games, engenheiro e programador são profissões feitas para essa pessoa. 

Empreendedor (ESTP)

Extrovertido, sensorial, racional e perceptivo, o empreendedor é muito ativo, ele é uma pessoa muito cheia de presença de espírito, mas ótima para lidar com situações de negócios e lógica. São aquelas pessoas que nasceram para trabalhar com Marketing, vendas e empreendedorismo. 

Ativista (ENFP)

O ativista é extrovertido, intuitivo, sentimental e perceptivo. Toma decisões guiado pelo seu instinto e emoções, gosta de se relacionar, entende o mundo por meio da imaginação e não toma decisões precipitadas. Essa personalidade é muito dinâmica, e gosta de entender de muitos assuntos, além de serem criativos e profundos. Essa personalidade é ideal para cursos de Licenciatura em Ciências Humanas, Direito, Relações Internacionais e Comunicação Social.

Mediador (INFP)

Introspectivo, intuitivo, sentimental e perceptivo, esse temperamento caracteriza a pessoa que está totalmente voltada para dentro, que ama assuntos profundos, e que sonha com um mundo mais justo e um lugar melhor. Ele gosta de estar conectado com o interior, gosta de escrever, praticar exercícios calmos, e de lutar por um mundo melhor. Escritor, artista, comunicador, filósofo e até psicólogo se encaixam com essa personalidade. 

Protagonista (ENFJ)

Extrovertido, intuitivo, sentimento e julgador, o protagonista é uma pessoa que valoriza a família, gosta de inovar e de proporcionar coisas boas àqueles que ama. Profissões como empreendedor, administrador, Relações Públicas, entre outras, se encaixam com esse perfil. 

Conselheiro (INFJ)

Introspectivo, intuitivo, sentimento e julgador, ele é voltado para dentro, impulsivo e pouco racional. Eles adoram se distrair, e se dedicar a coisas estimulantes. Também são muito ativos, se preocupando muito com os outros. São pessoas que se sentirão bem em profissões que cuidam de outras pessoas, como cuidador de idosos, enfermeiro, médico, dentista, psicólogo, etc.

Executivo (ESTJ)

O executivo é uma pessoa com personalidade extrovertida, sensorial, racional e julgador. É uma pessoa que gosta muito de liderar, é um pouco impulsivo, mas muito baseado na razão. Esse tipo de pessoa costuma ser muito ativa, gosta de treinar grupos e de coisas emocionantes. Geralmente, profissões como Educação Física se encaixam nesse perfil. 

Inspetores (ISTJ)

Intuitivos, sensoriais, racionais e julgadores, os inspetores são pessoas que têm muito prazer em fazer bem tarefas e em se sentir realizados. Eles são práticos, e gostam de atividades tranquilas, caseiras e inteligentes. Profissões como professores de Licenciaturas se encaixam perfeitamente neste perfil.

Defensor (ISFJ)

O defensor é uma pessoa que gosta muito de relaxar, de levar uma vida tranquila e pouco agitada, ligada à família e priorizando a paz. Ele é introspectivo, sensorial, sentimental e julgador. Uma pessoa completamente ligada com o interior, que toma decisões emocionais e rápidas. São pessoas que gostam muito de viajar e seguir seus instintos, uma clássica alma livre. Fotografia, Cinema, e os cursos artísticos são perfeitos para eles. 

Provedor (ESFJ)

Extrovertido, entende o mundo pelos fatos, toma decisões com base em emoções e rapidamente, o provedor é aquela pessoa com espírito livre, mas que gosta muito de se relacionar e estar em sociedade. Ele pode investir em carreiras como Apresentador de TV, Teatro, Chefe de Cozinha, Jornalista, etc. 

Leia mais: Teste MBTI: qual a personalidade mais comum?

Os 4 tipos de temperamento humano

Além da teoria MBTI, existem outras formas de categorizar as personalidades, e uma delas é a Teoria dos 4 Temperamentos, criada por Hipócrates na Grécia Antiga, que associa esses temperamentos aos elementos da natureza: fogo, água, terra e ar. Essa teoria divide as pessoas nos seguintes tipos:

Coléricos: com reações rápidas e memória longa, os coléricos são pessoas expansivas, líderes, e que gostam de sempre tomar as decisões. Eles são relacionados ao fogo, e são extrovertidos, e costumam se dar muito bem socialmente, apesar do tom egocêntrico. Os coléricos são impulsivos, e se ofendidos responderão à mesma altura.

Fleumáticos: os fleumáticos geralmente são associados à água, e são pessoas que demoram a reagir, não guardam rancor, são compreensivos, mediadores, fluidos  e pacíficos. Geralmente não têm dificuldade de se relacionar com as pessoas, porque não se preocupam em se impor. Os fleumáticos podem se afastar do seu eu interior, e se tornar um tanto quanto apáticos ou sem-graça.

Melancólicos: esse tipo de temperamento está relacionado à pessoas introspectivas, que se ferem profundamente e facilmente, interiorizadas, profundas e quietas. Os melancólicos demoram a reagir se são ofendidos, mas guardam a mágoa para sempre. Correm o risco de viver tristes, por não se permitirem sair de dentro. 

Sanguíneos: os sanguíneos são conhecidos por ser pessoas espirituosas, alegres, intensas, festeiras, engraçadas, e que gostam muito de se relacionar. Eles esquecem fácil das coisas, e geralmente podem ser identificados naquelas pessoas que rapidamente mudam do choro para o riso. Podem acabar sendo superficiais.

Bolsas de estudo para cursar Psicologia

Você sabia que todos esses questionamentos sobre personalidade fazem parte da Psicologia? Se você se interessou muito por esse assunto, talvez esse seja o curso perfeito para você. 

Existem algumas faculdades, indicadas pelo QB, que têm bolsas de até 80% em cursos de Psicologia. Confira:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54