Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Como lidar com as dificuldades do trabalho em grupo na faculdade?

por Maria Fernanda Alves em 02/08/19 1,1 mil visualizações

Se você já está na faculdade percebeu que professor passar trabalho em grupo faz parte da rotina, não é mesmo?

trabalho em grupo na faculdade

Muitos não gostam da tarefa por diversos motivos, mas o que nem todo mundo sabe que o trabalho em grupo, desde o primeiro semestre, é fundamental na formação profissional do graduando.

Quando o aluno é exposto a uma atividade em grupo tem a chance de desenvolver sua capacidade de comunicação, de aprender a gerenciar coletivamente um projeto, de lidar com perfis diferentes e conhecer e potencializar suas habilidades. Isso é uma amostra do mercado de trabalho que, na maioria das áreas, vai exigir tato do profissional para lidar com pessoas.

Sabendo da importância do trabalho em grupo na faculdade, é preciso dedicar um tempo para entender e trabalhar as dificuldades que podem ser encontradas na atividade, e é nisso que eu quero te ajudar hoje.

É comum torcer o nariz quando o professor diz que passará um trabalho em grupo, se você é essa pessoa tente se perguntar "Por que eu não gosto quando o professor passa trabalho em grupo?".  Ah, e a resposta "Prefiro fazer sozinho" não conta como justificativa, afinal o seu objetivo é encontrar, justamente, qual o motivo dessa preferência. 

 partir da sua resposta que será possível trabalhar sua dificuldade, mas, neste texto, vou falar a respeito de alguns problemas encontrados por muitos universitários, talvez sejam próximos dos encontrados por você.

Sou tímido

No modelo de ensino mais praticado nas universidades brasileiras, o professor tem a maior parte da fala durantes as aulas e os alunos tímidos ficam em uma posição confortável, na qual não precisam se expor. Mas quando surge um trabalho em grupo os alunos são levados a sair da posição de receptores e precisam discutir entre eles, produzir algo e, na maioria dos casos, realizar uma apresentação.

Se você encontra muita dificuldade ao interagir com um grupo maior de pessoas e isso tem atrapalhado seu desempenho na faculdade te fazendo torcer para que o professor não passe trabalho em grupo, encontrou um ponto a ser trabalhado.

Saiba que é possível melhorar a timidez, mas desenvolvendo um pouquinho por vez, de acordo com as suas necessidades e tempo. E, acredite ou não, o trabalho em grupo pode ser uma boa forma de melhorar a sua timidez de forma gradual.

Vá conhecendo os integrantes do seu grupo buscando criar espaços nos quais você se sinta mais confortável para interagir, sua principal ferramente pode ser a observação. Ouça o que as outras pessoas têm a dizer, note como elas interagem e demonstre interesse.

Caso tenha a oportunidade, troque de grupo durante o semestre. Isso tornará possível que você conheça mais pessoas da sua sala e torne o ambiente um pouco mais confortável para que você possa se expressar. 

trabalho em grupo na faculdade
                                O trabalho em grupo pode ser uma boa forma de melhorar a sua timidez de forma gradual.

Tenho medo de falar em público

Se você tem dificuldade para falar em público e isso faz com que você tema os trabalhos em grupo e seminários da faculdade está no mesmo barco que muita gente. Tudo bem que algumas pessoas parecem ter nascido em cima de um palco de tanta habilidade que têm em falar em público, mas esse não é o padrão.

Processar uma ideia, organizar as melhores palavras e pronunciá-las de uma maneira audível e compreensível é um processo que fazemos o dia inteiro, mas a tarefa pode se tornar muito difícil quanto temos um grupo de pessoas nos observando.

Se você não se sente confiante para apresentar um trabalho diante da sua sala, converse com os integrantes do seu grupo e tente propor que fique com uma fala menor, ou dividir o tema com outro integrante, assim, caso você trave, outra pessoa poderá assumir sua fala dando continuidade a apresentação.

Caso o grupo não se mostre muito aberto, você pode oferecer para fazer uma parte maior do trabalho, ficar responsável pela impressão ou outra atividade que faça com que o grupo fique equilibrado.

A falta de foco me incomoda

Durante um trabalho em grupo, principalmente quando vale nota, é normal que as pessoas fiquem agitadas e entrem em algum tipo de competição para defender suas ideias, demorando para chegar a um acordo. Mas esse tipo de conflito é uma amostra do que encontrará no mercado de trabalho, em maior ou menor grau, a depender da carreira que seguir.

Esses momentos conflituosos são excelentes oportunidades para desenvolver organização, escuta, gerenciamento de ideias e pessoas. Encare como um desafio e busque enxergar os seus colegas de sala como colegas de trabalho, mantendo sempre o respeito e lembrando que todos têm o mesmo objetivo.

Caso o seu grupo seja muito desorganizado e a falta de foco comprometa a entrega do trabalho, faça as vezes de um líder. Anote as ideias no papel e discuta as vantagens e desvantagens de cada opção, considerando a questão do tempo de entrega, disponibilidade de cada integrante, etc.

Caso você encontre dificuldades para trabalhar em grupo diferentes das citadas no texto, deixe um comentário que responderei.

Ah, uma coisa muito importante, caso você perceba que alguma dificuldade suas esteja te paralisando e impedindo o seu progresso na faculdade e trabalho, procure ajuda. Converse com seus pais e amigos, e, caso você tenha acesso, um psicólogo.

Bons estudos!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54