Benefícios de fazer a prova como um treineiro no Enem
Como comentamos, participar como treineiro na prova do Enem permite uma experiência real da prova, sem que a nota seja utilizada para ingresso em universidades.
Essa é uma oportunidade relevante para conhecer o exame por dentro, ganhar confiança e se organizar nos estudos.
1. Familiarização com o formato e a estrutura da prova
O Enem é quase uma prova de resistência. São 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Se aplicar como treineiro no Enem permite vivenciar essa maratona, aprendendo a controlar o ritmo e gerenciar o tempo por área de conhecimento.
2. Acostumar-se com a quantidade e o estilo das questões
São 90 questões por dia, com textos longos e enunciados densos. Por isso, o treino ajuda a desenvolver concentração e foco, além de se adaptar ao estilo contextualizado e interdisciplinar das perguntas.
3. Entender a divisão por áreas de conhecimento
O primeiro dia foca em Linguagens, Humanas e Redação. O segundo, em Matemática e Ciências da Natureza. Fazer a prova do Enem como treineiro irá simular exatamente essa ordem, sendo positivo para você treinar o cérebro a lidar com diferentes tipos de conteúdo em sequência.
4. Preenchimento correto do cartão-resposta
Pode parecer detalhe, mas um erro no cartão-resposta pode invalidar sua prova. Nesse momento, vale também praticar esse processo e evitar deslizes técnicos.