
Treineiro: posso fazer a Fuvest mesmo sem ter concluído o Ensino Médio?
Juliana Gottardi | 19/11/25A opção de ser treineiro na Fuvest é uma forma de se preparar para edições futuras do vestibular
A opção de ser treineiro na Fuvest é uma forma de se preparar para edições futuras do vestibular
Em resumo:
Continue lendo e saiba mais!
Se você está se preparando para o vestibular da Fuvest 2026 e ainda não concluiu o Ensino Médio, a resposta é sim, você pode participar como treineiro. Mas, é importante entender as condições e limitações dessa opção. Entenda melhor abaixo!

Leia mais: Como achar provas antigas da Fuvest? Veja onde baixar os pdf
+ Tem redação na primeira fase da Fuvest? Veja como funciona a prova
Sim! Embora a maioria dos candidatos ao vestibular da Fuvest esteja no último ano do Ensino Médio, a Fuvest permite que estudantes de qualquer ano do Ensino Médio se inscrevam como treineiros.
Vale explicar que, na Fuvest, os treineiros, que não concluíram o Ensino Médio, devem escolher entre três opções de treinamento: Humanas, Biológicas ou Exatas, sem a possibilidade de escolher cursos específicos para ingresso.
Isso porque, como treineiro, o objetivo é apenas testar seus conhecimentos, sem a intenção de utilizar a nota para ingresso imediato.
O treineiro é o estudante que ainda não concluiu o Ensino Médio, mas decide prestar o vestibular para testar seus conhecimentos, sem a intenção de ingresso imediato na faculdade.
Ou seja, o candidato pode fazer a prova, mas não será classificado para entrar na USP neste momento. O objetivo é proporcionar uma preparação antecipada e entender melhor o formato do vestibular.
Como treineiro, você terá a oportunidade de passar pelas duas fases do vestibular (prova objetiva e discursiva), o que permite se familiarizar com o tipo de conteúdo cobrado e o nível de exigência da Fuvest.
Além disso, os resultados podem ser úteis para sua preparação futura, uma vez que você entenderá melhor suas fortalezas e áreas a melhorar para a próxima tentativa.
Embora o treineiro tenha acesso ao exame, ele não poderá utilizar a nota do vestibular para ingressar na USP ou em qualquer outra instituição de ensino superior por meio da Fuvest. A nota do treineiro não é válida para o processo seletivo, servindo apenas para simulação e estudo.
Em outras palavras, o treineiro realiza a prova como um treino, sem a expectativa de ser classificado ou de ocupar uma vaga, sendo uma forma de se preparar para futuros vestibulares, especialmente para aqueles que pretendem ingressar no Ensino Superior em edições seguintes.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.