Tem redação na primeira fase da Fuvest?
A 1ª fase da Fuvest é composta exclusivamente por 90 questões de múltipla escolha, abrangendo todas as áreas do conhecimento cobradas no Ensino Médio:
O objetivo dessa etapa é selecionar quem avança para a próxima fase, que possui caráter eliminatório e classificatório.
Quando a redação é cobrada na Fuvest?
A redação é aplicada na 2ª fase, no primeiro dia de prova, em conjunto com 10 questões discursivas de Português.
De acordo com o calendário oficial do vestibular:
- 14 de dezembro de 2025 – 1º dia da 2ª fase
- 10 questões discursivas de Português
- 1 redação obrigatória
- 15 de dezembro de 2025 – 2º dia da 2ª fase
- Questões discursivas de duas a quatro disciplinas específicas, dependendo da carreira escolhida.
Como é a redação da Fuvest?
A redação na segunda fase da Fuvest exige do candidato habilidades específicas de argumentação e domínio da língua.
Ao contrário de provas de redação convencionais, como a do Enem, a Fuvest pode pedir ao candidato que escolha entre mais de um gênero textual, sendo necessário marcar sua escolha na folha de redação. Caso o candidato não faça essa escolha, sua redação será nota zero.
A proposta da redação geralmente envolve relações intertextuais e interdiscursivas e o candidato precisa conectar os textos fornecidos com conhecimentos próprios, informações de fontes seguras e argumentos bem fundamentados.
Os temas frequentemente tratam de questões socioculturais, filosóficas ou literárias, além de explorar as diversas formas de linguagem, incluindo meios digitais e literatura em língua portuguesa.
Critérios de avaliação da redação da Fuvest
A avaliação da redação da Fuvest é feita com base nos seguintes critérios:
- Desenvolvimento do tema, uso da coletânea e autoria: o candidato deve fazer conexões entre os textos da coletânea e o tema proposto, apresentando um texto inédito com autoria clara e adequação ao contexto sócio-histórico.
- Compreensão e atendimento à proposta quanto ao gênero e tipo de texto: o candidato deve demonstrar que compreendeu o gênero e tipo de texto solicitado, empregando as características específicas de cada um.
- Recursos linguísticos (coesão e coerência) e progressão textual: o texto deve ser bem estruturado, com início, meio e fim, e deve apresentar uma organização lógica, utilizando recursos coesivos adequados que garantam fluidez e clareza na argumentação.
- Convenções da escrita e adequação vocabular: a norma-padrão da Língua Portuguesa deve ser rigorosamente respeitada, avaliando ortografia, pontuação e morfossintaxe. O vocabulário utilizado deve ser preciso, sem o uso de clichês ou expressões comuns.